Como fazer meu filhote parar de morder?

A princípio morder é divertido e engraçado, mas com o tempo começa a machucar e o hábito se torna incômodo

Os filhotes tem a capacidade de derreter o coração de qualquer pessoa. São fofos, brincalhões, companheiros, fiéis e... Mordem! Essa é uma mania bem comum entre cães jovens e, a princípio, você dá risada e permite e brincadeira. Mas, seus dentinhos afiados uma hora começam a machucar e o hábito se torna incômodo. E é assim que os donos passam a se questionar: como fazer o filhote parar de morder?

Leia também: Cão comendo parede: por que o animal tem esse comportamento e como solucioná-lo?

Apesar de ser mais comum entre os jovens, cães adultos que não foram educados também podem ter esse hábito. Para evitar que isso se prolongue ao longo dos anos é importante cortar desde o início. Então, entenda o motivo dessa mania surgir e confira dicas para fazer o filhote parar de morder .

Por que os filhotes têm a mania de morder?

Mordera é uma mania bem comum entre cães jovens e, a princípio, você dá risada e permite e brincadeira. Mas, seus dentinhos afiados uma hora começarão a machucar
Foto: reprodução shutterstock
Mordera é uma mania bem comum entre cães jovens e, a princípio, você dá risada e permite e brincadeira. Mas, seus dentinhos afiados uma hora começarão a machucar

Quando um bebê está com os dentes nascendo é comum morder tudo que vê pela frente. Isso acontece porque o surgimento da dentição incomoda e provoca dor, então morder é uma forma de aliviar. Com os filhotes é a mesma coisa. A diferença é que os cães já conseguem andar nessa época, tendo mais locais para morder. 

Apesar do nascimento dos dentes ser a causa principal, existem outros motivos que levam os filhote a morder e um deles é o tedio. Cachorros que gastam energia, não têm com o que brincar ao longo do dia e vivem entediados acham divertido morder. Destroçar algo com a boca é uma forma de ser distraírem. 

A ansiedade também está entre as razões para o hábito nascer. Um animal que passa muito tempo sozinho em casa pode desenvolver transtornos de ansiedade e morder é uma forma de canalizar isso. Além disso, de quebra já chama a atenção do dono. Dar mordidinhas na mão é um jeito eficaz de atrair o tutor e forçá-lo a brincar.

Leia também: Com qual frequência é preciso limpar os dentes do cachorro?

Por último, pode ser uma forma de explorar o entorno. Pense que o filhote acabou de chegar ao mundo e tudo ao seu redor é novo. Diferente de nós, eles não podem apalpar, tocar ou agarrar com as mãos, então fazem isso com a boca. Essa é a única maneira que os cães têm para conhecer o exterior. 

Como fazer o filhote parar de morder?

Foto: Reprodução Pinterest
Existem vários motivos que fazem os filhotes morderem, como dentição nascendo, tédio, ansiedade, etc

1. Direcione sua atenção para outra coisa

Para muitos filhotes, morder é uma forma de chamar atenção. Por isso vão atrás das mãos e dos pés para te provocar e induzir a brincadeira. Quando isso acontecer, tente direcionar sua atenção para outros tipos de diversão. Jogue uma bolinha, ofereça um brinquedo, vá até o quintal, etc. O importante é oferecer algo tão legal quanto à mordida. 

O ideal é você chamá-lo para brincar antes que ele te procure, assim você evita ser mordido e vai cortando a mania. Com o tempo ele irá se esquecer dessa brincadeira dolorida.

2. Ignore como forma de punição

Ignorar é sempre a melhor forma de punição, pois o filhote entenderá que a mordida não tem efeito. Gritar, dar bronca e olhar feito nunca funciona. Na verdade, na maioria das vezes gera o efeito contrário, pois você está reagindo à ação dele.

Então, quando as mordidas começarem, desvie o olhar, não fale com ele e se puder nem reaja. Se ele insistir, se levante e vá fazer outra coisa. Fique uns dez minutos o ignorando e só dê atenção depois. Repita esse processo toda vez que ele começar a morder.

3. Compre mordedores adequados

Para aliviar a vontade de morder, compre brinquedos feitos para isso. Ossos, cordas e até bonecos são exemplos de mordedores para cães. É importante deixar a peça a vista e oferecer toda vez que resolver brincar. Se o animal não gostar muito do brinquedo, compre outro até que se apegue. 

Leia também: Mordida de cachorro: todos os cuidados que precisam ser tomados

Outra opção é oferecer alimentos crocantes para matar a vontade. Em pet shops vendem petiscos com essa função, mas há também alternativas mais saudáveis. Cenoura, maçã, pepino japonês, coco verde, abobrinha, pera e ossinhos são ótimos alimentos para que ele se mantenha saudável e entretido.

4. Aumente a carga de exercícios

Como alguns cães mordem por causa de ansiedade ou tédio, aumentar a carga de exercícios costuma resolver o problema. Então, leve-o para passear todos os dias e brinque regularmente para gastar a energia acumulada. Ao final do dia, ele só pensará em descansar e não em morder. 

Foto: reprodução shutterstock
Fazer o filhote parar de morder não é fácil, mas com persistência, calma e paciência é possível

5. Não provoque mordidas a toa

Às vezes, durante uma brincadeira, irritamos o animal até ele ficar bravo, grunhir e tentar morder. Apesar de ser divertido, essa atitude só irá aumentar a vontade de atacar você ou outros objetos. Evite esse tipo de coisa, principalmente durante o adestramento.

6. Não faça da mordida uma chantagem

Os cães são muito espertos, por isso, quando querem algo e não damos, eles mordiscam a pele para conseguirem o que desejam. Se você ceder à chantagem, ele vai aprender que deve agir dessa forma para conseguir as coisas. 

Para evitar isso, espere o cachorro se acalmar, parar de mordiscar e, após alguns minutos, dê o que ele deseja. Com o tempo irá entender que sua forma de chantagem não funciona e deixará esse costume de lado.

Leia também: Aprenda a fazer pasta de dente para cachorro com itens caseiros

Para que o adestramento funcione você deve ser consistentes nos ensinamentos. Não adianta você achar legal e fofo as mordidinhas e logo depois ficar bravo pelo mesmo comportamento. Isso só deixará o animal confuso e o adestramento não funcionará. Fazer o filhote parar de morder não é fácil, mas com persistência, calma e paciência é possível.