Ensine o cachorro a passear sem puxar coleira

Para a maioria dos cachorros, a hora do passeio é de pura alegria e basta que o tutor pegue a coleira para o cão ficar eufórico. O problema é que toda empolgação pode fazer com que o animal puxe a coleira durante todo o passeio, e isso pode causar acidentes.

É importante educar o pet

É importante começar o treinamento dentro de casa para condicionar o cachorro a não querer ficar sempre à frente e se permitir ser guiado. Quando ele já estiver com a guia e o tutor abrir a porta, tentar sair na frente, a porta deve ser fechada. Isso deve ser feito até que o cão entenda que o tutor passa primeiro, e ele depois.

Pauline Loroy/Unsplash

Pet de apartamento

Isso vale também para quem mora em prédio e precisa utilizar o elevador. O ideal é que o tutor sempre entre antes e o pet fique em um canto, para que outras pessoas tenham espaço. Ao chegar ao térreo, o verdadeiro treinamento começa.

Pexels

Não deixa a guia muito esticada

Uma dica importante é deixar a guia mais frouxa, fazendo com que ela toque as suas pernas. À medida em que o cão andar, se a guia se afastar, é porque o animal está “puxando” a coleira. “Toda vez que isso acontecer mude de direção. Assim o cão entende que não vai chegar nunca na rua até que ande junto”, diz o adestrador André Almeida.

Meg Price/Flickr

Uma recompensa necessária

Quando o cão andar sem puxar, a dica é recompensá-lo apenas com carinho, sem usar petiscos. “Tem gente que começa o condicionamento dando petisco, mas como o cão está agitado ele não vai entender que recebeu o prêmio porque fez certo, e sim que recebeu de graça”, explica.

shutterstock

Saiba por quanto tempo passeou

Seguindo a dica de mudar de direção sempre que o cão ultrapassar o dono, pode parecer estranho, já que “nunca se sairá do lugar”. André explica que, no início, é importante cronometrar o tempo do passeio.

SUTTERSTOCK / REPRODUCAO

Tempo x Distância

“Mesmo mudando de direção o cachorro vai fazer exercício. Nessa etapa o tempo é mais importante do que o tamanho do percurso". Com o passar do tempo não será mais preciso mudar a direção, apenas o cão que irá “mudar de lado”.

reprodução shutterstock

Quer ver na prática?

Confira o vídeo preparado pelo adestrador André Almeida no link abaixo.

O Canal do Pet está no Telegram

Acompanhe todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.