Como acostumar o cachorro com a focinheira

A principal função de uma focinheira é impedir que o cão não se envolva em brigas, morda uma pessoa ou mesmo ataque um outro animal durante um passeio. Por ficar presa a boca do cachorro, muitos donos ainda tendem a recusar o uso por considerarem maus-tratos.

O uso é obrigatório por lei

Por mais que o cão seja dócil, raças maiores e consideradas perigosas devem usar focinheira sempre que forem passear em locais públicos. Além disso, até mesmo para cães menores o uso é recomendado em situações específicas, como visitas ao veterinário, por exemplo.

Faça uma associação positiva

Como a focinheira é um objeto estranho que fica preso no rosto, é natural que o animal se sinta incomodado no início. É importante acostumá-lo ao uso fazendo associações positivas – como o passeio, por exemplo -, assim o cão não entenderá o acessório como uma punição e será menos estressante. Quanto mais cedo o pet se acostumar, melhor.

Apresentando a peça

Apresente a focinheira ao cão em um ambiente neutro antes de ele usá-la. Faça dela um objeto igual qualquer outro da casa. Permita que ele cheire e deixe em um local visível, como entre seus brinquedos – ou itens que usa quando vai passear. Dessa forma, ele não terá motivo para enxergar como algo ameaçador.

Bumas UK/Flickr

Uma boa recompensa

Após a apresentação, coloque alguns petiscos ao redor da focinheira, assim o pet se sentirá atraído por ela. Em seguida, coloque os prêmios dentro para induzi-lo a pôr o rosto. Não o force a se aproximar e nem a enfiar o focinho. Esse momento deve acontecer quando o cachorro estiver pronto.

shutterstock

Deixe acontecer naturalmente

Aos poucos ele perderá o receio de pegar o petisco e, quando ele conseguir, dê comidinhas através da abertura frontal. Quando ele se aproximar, ponha o acessório corretamente e prenda atrás. Continue premiando com petiscos e elogios, assim ele se sentirá feliz com a novidade.

FreePik

Pode demorar alguns dias

Repetindo esse processo outras vezes o cão não terá mais receio. Além disso, o fato de já ter usado em casa algumas vezes ajudará que não se sinta desconfortável ao usar na rua. O peso da peça não será um incômodo.

reprodução shutterstock

Escolha a focinheira ideal

Normalmente o tipo mais indicado é a focinheira de cesta ou de grade, que permite ao cão beber água e até comer, além de não apertar o focinho. Antes de comprar, procure saber se o tipo escolhido é compatível com o tamanho do rosto do cachorro e com a raça dele. Outro ponto importante é a qualidade e a resistência do material.

Reprodução/freepik

O que você deve evitar?

Para que o cachorro não veja problemas em ter o focinho preso, é preciso evitar algumas situações desagradáveis. Caso contrário, todo o processo para se acostumar será jogado fora e ele começará a odiar a peça.

A focinheira não deve ser negativa

É importante não colocar à força. Isso só irá piorar a situação e deixará o cão estressado. Evite também usar apenas em determinadas situações, como ida ao veterinário senão ele irá enxergar o objeto de maneira negativa. Também não use como método punitivo, por tempo demais e sem supervisão.

shutterstock

Ajuda profissional

Usando a focinheira sempre que for passear (diversão) e acostumá-lo gradualmente com o uso, a peça não será mais um problema. Porém, se durante o processo o cachorro continuar relutante e não aceitar de jeito nenhum, é indicado procurar um adestrador comportamental.

Scott 97006/Flixkr

O Canal do Pet está no Telegram

Acompanhe todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.