Como acostumar o cachorro a dormir na cama comprada para ele

É comum que muitos tutores deixem seus cães dormirem com eles na cama e depois, por diferentes motivos, precisem que o pet passe a dormir em uma cama própria. Do ponto de vista do adestramento, o pet dormir junto não é um problema. As dicas são do Cão Cidadão.

Quando pode ser um problema

Para cães com tendência (ou que já apresentam) a ansiedade de separação, o recomendado é que não durmam com os seus tutores por um tempo, para auxiliar na independência desse cão. Nesse caso, é importante para eles terem a presença dos donos em casa, mas não passarem o tempo todo grudados com eles.

Renato Laky/Pixabay

O que fazer com a cama nova

Para acostumar o cão com a nova cama, será preciso dedicação e, talvez, uma ou duas noites mal dormidas, mas é sim possível que ele se habitue à nova rotina. O ideal é iniciar a transição em um dia de folga, que não será necessário acordar cedo no dia seguinte.

O cheirinho de sempre

Caso seja uma cama nova, o pet ainda terá que se acostumar com ela. Coloque uma camiseta ou qualquer peça de roupa que tenha o seu cheiro. Isso certamente o ajudará bastante. Mas não inicie o treinamento já querendo que ele permaneça a noite toda na caminha.

Dê um incentivo

Não precisa esperar a noite chegar para que o pet comece a usar a cama dele, o incentive a acostumar com a viagem durante o dia mesmo, sempre que ele estiver com você. Depois comece a transição para que ele comece a passar a noite toda lá.

Se o cachorro não fica na caminha dele

Torne esse ambiente agradável, sente-se na cama com ele, ofereça um petisco e brinque com alguma coisa muito divertida. Assim ele fará uma boa associação ao local. Deixe a cama em um ambiente onde vocês ficam com frequência, como a sala, e mostre que você gosta do fato de ele estar lá.

Hora de fazer transição

Depois de seguir essas dicas, quando você for fazer a transição, tente ir um pouco mais cedo para a cama. Sempre que o cachorro tentar subir na cama ou ficar te chamando, você o coloca na cama dele.

Repita isso algumas vezes

E quando ele estiver na própria cama, você elogia e conversa com ele. Isso fará com que o pet entenda que recebe atenção enquanto está deitadinho. Como você ainda estará com as luzes acesas, deixe um osso ou um brinquedo recheado para que ele se distraia.

Se ele subir na cama enquanto você estiver dormindo

Repita o mesmo processo, levante-se e o coloque novamente na caminha, e elogie quando estiver lá. Não esqueça de tentar fazer essa transição no dia de folga, justamente por essas interrupções no sono.

Não precisa ser uma despedida

Se quiser deixar que o cachorro suba na sua cama algumas vezes, não tem problema, só seja claro com ele, o convide para subir ou o coloque na cama, que ele entenderá a diferença de subir somente quando for convidado, mas quando não for, deverá permanecer na própria cama.

A paciência recompensa

Mudanças de hábito não acontecem da noite para o dia. É necessário dedicação e paciência, mas, seguindo essas orientações, todos terão uma boa noite de sono.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!