Entenda os riscos de treinar cães domésticos com buzinas

Método não é indicado para cães domésticos

Você deve já ter ouvido falar em adestramento de cães com o uso de buzinas e apitos. Contudo, a prática não é indicada para cães que fazem companhia aos humanos, pois causa um grande estresse nesses bichinhos e pode acarretar outros problemas de saúde.

Objetos são usados em treinamento

O uso de buzinas ou apitos como ferramentas de adestramento de cães depende da finalidade desse treinamento, diz a médica veterinária e professora doutora Meire Silva. Contudo, a especialista reforça que os objetos não devem ser utilizados em cães de companhia.

Como funciona o treinamento com apito?

“O apito é utilizado como forma de adestramento porque emite um som em uma determinada frequência sonora que só é perceptível aos ouvidos sensíveis dos cães, mesmo em grandes distâncias. Esse treinamento é de uso comum para animais em casos de missão policial sigilosa, por exemplo”, explica Meire.

Barulho de buzina e apito remete a uivos para o cão

A buzina deixa o animal em alerta e remete a uivos, o som emitido pelos seus ancestrais: os lobos. Ao uivar, cães se comunicam com outros cachorros e conseguem saber onde estão, até em grandes distâncias, como lobos fazem.

Por que esse método não é indicado para cães domésticos?

“Esses barulhos são interpretados como sendo de outros cachorros ou são indicativos de que algo de errado está acontecendo no ambiente e de que eles precisam mostrar que estão sabendo disso, então começam a latir”, explica a docente.

Estresse é desnecessário

"É desnecessário levar eles a tamanho estresse, diferentemente de cães policiais que são criados e treinados para isso”, pontua Meire que finaliza: "A exposição contínua ou repentina a barulhos muito altos pode ajudar na perda gradativa da audição dos cães".

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!