O que fazer quando o gato não quer usar a caixa higiênica

Por que gatos precisam de caixa higiência?

Os felinos normalmente optam por enterrar suas necessidades biológicas, então a caixa higiênica, principalmente para quem mora em apartamento, é uma ótima saída para que o bicho consiga fazer suas necessidades com conforto.

Utilização da caixa deve ser ensinada

Mesmo que o felino já tenha uma predisposição ao utilizar a caixa, é importante ensiná-lo ao usar o equipamento de forma correta.

Quantidade de felinos indica quantas caixas serão necessárias

O primeiro ponto é a localização da caixa e o número de felinos na residência será a base do raciocínio. É recomendado oferecer uma caixa a mais do que a quantidade de gatos. Caso tenha dois ou mais gatos, coloque as caixas em locais distantes para evitar conflito de território entre os felinos.

Limpeza da caixa

Outro ponto de suma importância é a higiene da caixa. Os felinos têm mais dificuldade de utilizar a caixa quando suja, além de que o acúmulo de necessidades pode deixar um cheiro forte pela casa.

Não coloque a caixa perto dos potes de alimentação

Os gatos evitam fazer as necessidades perto da água e dos alimentos que ingerem, bem como na proximidade da área onde repousam. Ou seja, coloque-as o mais distante possível desses locais.

Local deve ser seguro

É fundamental que o gato tenha confiança e segurança no local onde a caixa higiênica será instalada. Procure assegurar que ele não se assustará por lá, com batidas de portas e janelas, correntes de ar ou possíveis chuvas e, principalmente, outro animal incomodando.

Última dica

Lembre-se: nunca puna seu felino enquanto ele estiver usando a caixa higiênica. O trauma, com certeza, irá afastá-lo do local.

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!