Como ajudar o cachorro que tem medo de tosa

A tosa não se trata apenas de um procedimento estético. É também uma questão de higiene que ajuda na prevenção contra a proliferação de bactérias. Apesar de todos os benefícios, a tosa é considerada como não natural; então, é comum que os cães sintam medo e queiram lutar ou fugir na hora da tosa.

O medo do desconhecido

O uso de máquinas de tosa e sopradores causam um enorme barulho e as mesas onde os cães são tosados costumam ser altas e de alumínio, podendo fazer barulho quando colocam as patas. Além disso, ao menos nas primeiras vezes, os pets estão em um local novo e com pessoas completamente desconhecidas.

Reprodução/ Shutterstock

Acostume o pet

Uma boa forma de resolver o problema é apresentar o ambiente e todos os equipamentos que serão usados na tosa de forma gentil e cuidadosa para que o cão não tenha o primeiro contato de uma forma assustadora.

reprodução shutterstock

Recompensas

Além de apresentar o local, podem ser oferecidos alguns petiscos ou mesmo o brinquedo favorito do pet para que ele tenha essa “companhia” familiar na hora da tosa. Levar o cão desde filhote e já habituá-lo à escovação frequente também ajuda.

Reprodução Shutterstock/Pinterest

Já acostumou, mas não gostou

Mesmo alguns animais que já foram várias vezes ao pet shop podem continuar sentindo medo na hora da tosa. Nesses casos, é importante identificar o que causa esse desconforto. Para isso, a participação do tutor é fundamental.

shutterstock

Faça uma visita

O acesso à sala de banho do pet shop deve ser liberado para os tutores, que podem observar de onde vem o desconforto e ajudar a eliminar esse medo. Uma dica é sempre tentar associar a tosa ou o banho a algo que o animal goste, com carinhos, brinquedos, petiscos, entre outros.

Unsplash

Transforme tudo em brincadeira

Com a máquina de tosa ainda desligada, o animal deve entender que aquele objeto não representa qualquer perigo, associando sempre a carinhos, brincadeiras, elogios e, claro, comida.

Com e sem barulho

Uma vez que o animal esteja acostumado, a máquina deve ser ligada e desligada e, aos poucos, ser aproximada. A cada aproximação, uma recompensa. Aumente a aproximação aos poucos, sempre com brincadeiras com o animal. Repita até que consiga deixar o equipamento próximo pelo máximo de tempo possível.

Paciência é o segredo

Todo esse processo pode levar alguns dias, mas a exposição a situações que geram desconforto ao animal devem ser feitas sempre lentamente em pequenas sessões de treinamento. Dessa forma, algo que é útil para o bem-estar do pet também será agradável para ele.

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades divertidas sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular.

Gustavo Fring/Pexels