
Durante um treino no Parque Centenário da Imigração Japonesa, em Mogi das Cruzes, o triatleta Mat Garcia acabou encontrando um visitante inesperado entre as árvores: um caxinguelê, pequeno mamífero típico da América do Sul e pouco conhecido.
Em um vídeo, o atleta registrou o encontro. Nas imagens, Mat aparece surpreso ao descobrir que o animal é, na realidade, um parente próximo dos esquilos.
Durante um treino no Parque Centenário da Imigração Japonesa, em Mogi das Cruzes (SP), o triatleta Mat Garcia acabou encontrando um visitante inesperado entre as árvores: um caxinguelê, pequeno mamífero típico da América do Sul e pouco conhecido. pic.twitter.com/pIvzOIuaPO
— iG (@iG) December 10, 2025
“Não sabia que tinha isso no Brasil. Camarada, você é muito lindo”, afirmou, enquanto o roedor permanecia quieto sobre o tronco de uma árvore, mastigando calmamente.
O vídeo já acumulou milhares de visualizações e rendeu comentários bem-humorados de internautas: “Esquilo no Brasil? Oi??”, escreveu um usuário.
Outra pessoa brincou com a agilidade do animal: “Ele é muito bonito, mas é muito difícil de ver, é muito rápido”.
Conhecido também como serelepe, o caxinguelê (Guerlinguetus alphonsei) mede cerca de 30 centímetros e é mais facilmente observado em áreas arborizadas.
De hábitos diurnos, costuma viver solitário ou em pares, utilizando as árvores como abrigo, local de descanso e proteção contra predadores.
A dieta inclui frutas, sementes e brotos, mas pode variar em períodos de escassez, quando o animal busca larvas ou até ovos de aves. O período de gestação da espécie dura em média 40 dias, resultando normalmente em duas ou três crias.