
Se você já flagrou seu cachorro parado, imóvel, olhando fixamente para a parede, pode ter se perguntado: o que será que ele está vendo? Embora a cena pareça inofensiva e até engraçada, esse comportamento pode esconder algo sério.
De acordo com a veterinária Fernanda Binati, o hábito não é comum e, em muitos casos, pode indicar um problema neurológico.
“Pode significar uma alteração neurológica importante”, alerta a especialista.
Segundo ela, tutores devem ficar atentos especialmente quando o comportamento se repete com frequência. “Se ficar frequente, esse comportamento pode ser ruim, precisa procurar um neurologista”, orienta.
O fenômeno tende a aparecer com mais frequência em cães idosos, já que o envelhecimento pode trazer alterações neurológicas naturais.
“Em cães idosos pode ser mais frequente devido às alterações neurológicas da idade, porém pode aparecer em cães jovens sim, se o pet tiver alterações”, explica.
Além de ficar encarando a parede, outros sinais podem indicar que algo não vai bem.
“Principalmente se o pet ficar com a cabeça apoiada na parede e virada pra ela, assim como alterações no andar, alterações comportamentais e até mesmo convulsões podem acompanhar este sinal e devem ser investigadas”, detalha a veterinária.
Mas nem sempre o motivo é clínico, às vezes, é apenas o instinto aguçado em ação. “Os cães têm o sentido de caça bem desenvolvido e podem sentir algo se aproximando, por exemplo, que nós não iríamos sentir ou ver”, observa.
A chave para identificar quando é hora de se preocupar está na frequência e no contexto. “Se este comportamento se tornou frequente, é importante procurar um médico veterinário para investigar a causa dessas alterações”, reforça Fernanda.
Para prevenir possíveis distúrbios cognitivos e manter a mente dos pets ativa, a especialista recomenda estímulos diários.
“Existem algumas brincadeiras que auxiliam o pet nas funções cognitivas e fortalecem essa função”, diz.
No fim das contas, o alerta da especialista é claro: se o cão passar tempo demais encarando a parede, o comportamento não deve ser ignorado. A atitude pode parecer apenas curiosa, mas pode ser um sinal de que algo não vai bem com a saúde do animal.