
Por muitos anos, os gatos pretos carregaram o peso de lendas e superstições que os associavam à má sorte e ao ocultismo.
Agora, em uma tentativa de protegê-los, a cidade espanhola de Terrassa, próxima a Barcelona, decidiu suspender temporariamente suas adoções durante o período de Halloween.
Segundo o Serviço de Bem-Estar Animal de Terrassa, entre os dias 1º de outubro e 10 de novembro, qualquer pedido de adoção ou acolhimento desses felinos será negado.
O objetivo é evitar “situações de risco derivadas de superstições, rituais ou usos irresponsáveis”, conforme comunicado divulgado.
A prefeitura reforçou que a medida é “estritamente preventiva e temporária” e não implica qualquer tipo de discriminação em relação à cor dos animais.
Ainda assim, o município afirmou que “não podia virar o rosto diante de um tema tão sombrio”, declarou o vereador do Bem-Estar Animal, Noel Duque, em entrevista ao Diari de Terrassa.
Noel Duque, que tem um gato preto como foto de perfil em sua conta no Facebook, destacou a importância da decisão diante das quase 9.800 colônias felinas registradas na cidade. A suspensão, segundo ele, busca garantir que o Halloween continue sendo uma celebração simbólica — sem que vidas inocentes paguem o preço das velhas superstições.