Conheça a cidade onde há mais gatos do que pessoas

Estimativas oficiais apontam que existe um felino para cada habitante da ilha, embora ativistas afirmem que o número real seja ainda maior

Superpopulação de gatos no Chipre preocupa voluntários
Foto: Reprodução
Superpopulação de gatos no Chipre preocupa voluntários
{!$sinalizador_ad$!}

Localizada no Mediterrâneo Oriental, Chipre é uma pequena nação europeia famosa não apenas por suas praias e história, mas também por sua população incomum de gatos.

Estimativas oficiais apontam que existe um gato para cada habitante da ilha, embora ativistas afirmem que o número real seja ainda maior, com centenas de milhares de felinos vagando pelas ruas.

“É um bom programa, mas precisa ser expandido”, disse Antonia Theodosiou, comissária de Meio Ambiente, sobre o programa de esterilização local, que realiza cerca de 2 mil castrações anuais com orçamento limitado de 100 mil euros (R$ 637 mil), conforme noticiado pela ABC News .

A atenção aos gatos não é novidade em Chipre . O país tem uma longa tradição de convivência com os felinos: arqueólogos franceses descobriram vestígios de gatos domesticados em vilas neolíticas de 9.500 anos, enterrados ao  lado de humanos.

A ministra do Meio Ambiente, Maria Panayiotou, anunciou o aumento do financiamento do programa de esterilização para 300 mil euros anuais, em resposta à crescente população felina.

“Não podemos simplesmente prosseguir com as esterilizações sem ter um plano”, alertou Charalambos Theopemptou, presidente da Comissão Parlamentar do Meio Ambiente.

Além da questão ambiental, os gatos se tornaram uma atração turística. Visitantes de todas as partes do mundo se encantam ao ver os felinos circulando por trilhas, restaurantes e casas para gatos espalhadas pela ilha, alimentados pelos próprios turistas.

Para quem visita Chipre, conhecer a cidade é, também, conhecer seus habitantes felinos, uma experiência curiosa e única, onde história, cultura e natureza se encontram nas ruas da ilha.