Macaco-prego baleado no Rio de Janeiro morre durante cirurgia

Veterinários tentaram salvar a macaquinha atingida, mas procedimentos não foram suficientes

Macaco-prego baleado no Rio de Janeiro morre durante cirurgia
Foto: Reprodução/Instagram/@institutovidalivre
Macaco-prego baleado no Rio de Janeiro morre durante cirurgia

A fêmea de macaco-prego resgatada na última semana na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, não resistiu aos ferimentos e morreu neste domingo (21). Batizada de Maria pelo Instituto Vida Livre, ela havia sido atingida por um tiro de chumbinho no ombro, que a deixou paraplégica .

De acordo com o instituto, Maria estava impossibilitada de mover as patas traseiras e foi submetida a uma cirurgia para a remoção do projétil. Infelizmente, a macaquinha faleceu durante a intervenção.

Maria foi encontrada ferida na Rua Piratininga, na última terça-feira (9), e imediatamente levada ao Instituto Vida Livre, onde recebeu atendimento veterinário de urgência. 

"Maria era uma fêmea de macaco-prego que não resistiu ao procedimento anestésico, depois de ter sido vítima de um tiro, que a deixou paraplégica. O projétil que destruiu sua vida era um chumbinho. Os nossos animais silvestres estão expostos à mesma violência e negligência que nós. Seguimos por ela e por todos", diz postagem da instituição.

O caso foi comunicado ao Ibama e à Polícia Civil. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) abriu um procedimento para investigar as circunstâncias do disparo, que ainda não foram esclarecidas.