Gorila mais velho do Animal Kingdom morre aos 44 anos nos EUA

Gino era um dos símbolos do parque desde sua inauguração, em 1998

Gorila mais velho do Animal Kingdom morre aos 44 anos nos EUA
Foto: Wall Disney World/ABC
Gorila mais velho do Animal Kingdom morre aos 44 anos nos EUA

O Animal Kingdom , parque da Disney em Orlando, anunciou nesta quarta-feira (17) a morte de Gino, gorila da espécie western lowland , aos 44 anos. O animal era um dos símbolos do parque desde sua inauguração, em 1998, e estava prestes a completar 45 anos em dezembro.

A informação foi confirmada em publicação oficial no Facebook do Walt Disney World .

Por quase 30 anos, Gino tocou inúmeras vidas no Disney's Animal Kingdom com seu espírito brincalhão, humor gentil e presença firme como pai dedicado e líder do grupo ”, destacou a nota.

Gino nasceu em 1980 e deixou 14 descendentes. A trajetória marcou a história da instituição, já que o gorila participou de programas de conservação e foi um dos grandes destaques para visitantes, sempre chamando atenção por interagir com crianças e manter contato visual com o público.

Durante as comemorações de seu aniversário de 44 anos, o Animal Kingdom preparou uma festa temática dos anos 1980, com fitas cassete e discos. Na ocasião, a Disney descreveu o animal como “ símbolo dos esforços duradouros do parque para salvar espécies criticamente ameaçadas ”.

Reconhecido pelo temperamento calmo, Gino era considerado peça fundamental nas iniciativas de cuidado e preservação dos gorilas. O parque lembrou que o animal “ deixa um legado incrível — 14 descendentes, contribuições globais para o cuidado e a conservação dos gorilas e memórias inesquecíveis de cada visitante e funcionário que ele inspirou ”.

Mesmo sendo o silverback do grupo, característica dos machos dominantes, Gino era descrito como brincalhão. Ele gostava de chamar atenção e interagia com pessoas e outros animais, mostrando comportamento amigável e cativante.