Cadela caramelo salva tartaruga ferida em praia de SC

Vídeo mostra gesto inusitado de animal doméstico ajudando réptil no litoral catarinense

Cadela caramelo salva tartaruga ferida em praia de SC
Foto: Reprodução/Instagram/@bibidapenha
Cadela caramelo salva tartaruga ferida em praia de SC

Um gesto inesperado chamou a atenção de banhistas na Praia da Armação, em Penha (SC): Bibi, uma cachorra caramelo , entrou no mar e resgatou uma tartaruga que estava aparentemente ferida e sem conseguir nadar . O momento foi registrado em vídeo pelo tutor do animal e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.


No vídeo, divulgado no perfil de Bibi no Instagram, a cachorra aparece acompanhada. De repente, Bibi pega a  tartaruga com a boca e a leva até a faixa de areia, como se entendesse que precisava tirar o réptil da água para protegê-lo.

O tutor explicou na legenda: “ Meu dono não entendeu de imediato que eu só estava pedindo para ele chamar ajuda. As tartarugas marinhas precisam vir regularmente à superfície para respirar e esta, por algum motivo, não estava conseguindo, talvez pelo mar revolto”.

Após o resgate, Bibi começou a latir, como se chamassem a atenção do tutor, que prontamente acionou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A equipe especializada rapidamente chegou ao local e levou a tartaruga para exames veterinários .

Os especialistas constataram que o animal apresentava um escore corporal ruim, mas sem sinais de ferimentos causados pela cachorra. 

O PMP-BS reforça, entretanto, que o contato de animais domésticos com tartarugas marinhas pode trazer riscos, tanto de ferimentos quanto de transmissão de doenças. Por isso, recomendam que cães e gatos sejam mantidos afastados de animais encalhados e que sempre se acione o socorro especializado.