
Carismáticos e brincalhões, os cães da raça dachshund,
popularmente conhecidos como cachorros salsichas, ganharam destaque recentemente. Isso porque mais de cem deles se reuniram em um evento que ocorreu no Parque da Independência, na Argentina.
Intitulado como "Salchijuntada", o encontro é organizado por Valentina Galleto. Na ocasião, estiveram vários exemplares da espécie, desde os mais clássicos, com tonalidades de pelo que iam do marrom ao preto, até os mais variados, frutos do cruzamento entre dachshund com outras raças, como labrador.
"Sou uma grande amante de animais, e Cartucho é o primeiro cão de raça pura que tive. Quando fecharam um canil, eu o escolhi e o tenho há quatro anos", disse Valentina Galetto, em referência ao seu dachshund, em entrevista ao portal La Capital.
"Quando o peguei, percebi quantos dachshunds havia na cidade. Pesquisando em sites e redes sociais, vi que havia um 'encontro de dachshunds' em Buenos Aires e que as pessoas adoraram. Parecia uma boa oportunidade para realizar um encontro de cães de raça pura. Embora eu não seja muito fã, poderia ajudar abrigos", acrescentou ao veículo.
Relembre
A segunda edição do encontro de cães salsicha ocorreu no último domingo (10). A primeira foi feita no início de maio. Prêmios, sorteios e uma feira para empreendedores foram algumas das dinâmicas realizadas no evento.
Segundo a organizadora, Valentina Galetto, por meio das redes sociais, os fundos arrecadados foram destinados a abrigos de animais espalhados pela Argentina.
Curiosidades
A origem do dachshund não é um consenso entre historiadores e pesquisadores da área veterinária. Há quem defenda o surgimento no Egito, enquanto outros argumentam que eles teriam sido originados na Alemanha.
O nome da raça faz referência à caça e controle de texugos. Por conta do formato anatômico do corpo, estes cães se destacaram por localizar e matar texugos, sendo também conhecidos pelos apelidos de "texugueiros".