Um vídeo que tem circulado nas redes sociais nesta semana mostra um homem agredindo violentamente um cachorro da raça Golden Retriever na varanda de um apartamento em Londrina (PR).
No vídeo, o tutor aparece levantando o animal pelas patas dianteiras e o golpeando com força na cabeça. Em determinado momento, o cachorro chega a cair no chão, visivelmente assustado e sem reação.
A denúncia foi feita pelo vereador Deivid Wisley, conhecido por sua atuação em defesa dos animais. Ele esteve no local acompanhado da Guarda Municipal, e o agressor foi levado para a delegacia, onde deve responder por maus-tratos.
O cão foi resgatado e está sob cuidados em um lar temporário, onde deve receber acolhimento, carinho e acompanhamento veterinário.
Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, a qual prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos.