
Um vídeo repleto de ternura está viralizando nas redes sociais e derretendo o coração dos internautas. O vídeo mostra um cachorrinho aproveitando um momento de puro conforto enquanto seu tutor trabalha diante do computador .
No vídeo, o cão aparece deitado sobre o pé do tutor, com as patinhas agarradas à perna dele. Enquanto isso, o tutor, tranquilo, balança a perna suavemente e ainda oferece petiscos ao companheiro.
O gesto de carinho entre os dois rapidamente chamou atenção. Nos comentários, os usuários não pouparam elogios: “Como não amar esses seres tão divinosss” , escreveu uma internauta. “Melhor companhia” , disse outro. Já um terceiro escreveu: “Que coisinha linda”.
Linguagem do amor
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos buscou descobrir a linguagem do amor de cães e gatos para identificar como os tutores demonstram seu afeto pelos pets e como identificam que os animais retribuem esse sentimento, em uma relação mútua no dia a dia de uma “família pet”. Para isso, foram entrevistados 2 mil tutores de cães e gatos.
Os pais e mães de pet relataram algumas das principais formas de nutrir essa conexão com seus “filhos de quatro patas” . Para os entrevistados, os meios para demonstrar afetos aos seus animais são feitos por atitudes comuns do cotidiano, como acariciar, abraçar, beijar e oferecer tempo de qualidade — como deixar que o pet durma na cama, além de passeios ao ar livre e uma alimentação de boa qualidade com uma dieta variada.
Ainda de acordo com a pesquisa os tutores afirmam que é possível identificar o quanto os animais os amam por meio de sinais ou “linguagem do amor”, o que se reflete na maneira como os pets os acompanham pela casa, — quando como querem dormir ao lado dos tutores na cama —, os “lambeijos” e as brincadeiras.
O Canal do Pet conversou com especialistas em comportamento de animais e tutores que falam sobre essa relação entre pet e tutor.
De acordo com a médica-veterinária Juliana Aguiar, da Dr. Hato, as expressões mais comuns dos cachorros para demonstração de carinhos e amor por seus humanos são: lambidas, abanar o rabo, serem bem alegres e responsivos na chegada do tutor em casa após um dia de trabalho, querer estar junto, dormir junto, entre outros.
“Todos esses comportamentos demonstram carinho e afeto pelo tutor”, diz Juliana.