
A Polícia Civil do Amazonas realizou, na última sexta-feira (9), a " Operação Anhangá ”, que visava combater o crime contra animais silvestres. A operação resultou na prisão de Bruno Barata, de 22 anos, e na apreensão de três adolescentes.
Os suspeitos foram acusados de maus-tratos a animais, guarda ilegal de espécies silvestres e associação criminosa. O homem maior de idade também responderá por corrupção de menores. Além disso, ele será submetido à audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
A ação foi comandada por meio por meio de três órgãos, além da PC-AM: a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) recebeu o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da Delegacia Fluvial (Deflu).
Como a operação aconteceu?
A ação foi realizada em duas etapas: primeiro, os profissionais se disfarçaram de turistas para conhecer mais a região e depois identificaram os envolvidos no esquema.
Os animais foram encontrados em situações de perigo: desidratados e estavam mutilados. Após a força-tarefa, três preguiças, duas macacas, uma arara e uma cobra foram resgatadas.
Assista ao vídeo com detalhes de como foi a operação: