
Uma ocorrência envolvendo uma anta de grande porte mobilizou a equipe de bombeiros mato-grossenses, que foi atender a ocorrência, na cidade de Campo Verde, para salvar o animal.
O caso, que ocorreu a 139,2 km de Cuiabá, contou com o apoio da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM). No entanto, segundo a equipe, o animal que estava muito assustado e agitado durante o transporte, acabou quebrando um dos vidros traseiros da viatura. Por isso, precisou ser amarrado para que a viagem fosse concluída com segurança.
Os profissionais conseguiram conter a anta e a transportaram para uma zona segura. Depois, devolveram ela para a natureza, em uma região longe do perímetro urbano.
O episódio aconteceu, na última sexta-feira (4), depois que o mamífero ultrapassou uma cerca de proteção de um posto de combustível da região.
Assista:
Quase mil resgastes
De janeiro a março de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conseguiu resgatar 933 animais domésticos e silvestres em várias localidades do estado com situações de risco, sendo encontrados em vias e telhados, por exemplo.
Os bombeiros podem ser acionados pelo telefone 193 e enfatizam que os civis não tentem resgatar animais. Dessa forma, evita-se que cidadãos sejam feridos, ou que os bichos fiquem nervosos e se coloquem em uma circunstância ainda mais perigosa que impossibilite o retorno deles ao habitat natural.