Trump impõe tarifa em ilha de pinguins
Reprodução
Trump impõe tarifa em ilha de pinguins

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incluiu duas ilhas desabitadas da Austrália, habitadas apenas por pinguins, em nova lista de países com tarifas comerciais. A medida, anunciada em 2 de abril, virou alvo de piadas e memes na internet. As ilhas Heard e McDonald, localizadas no Oceano Índico, são remotas e inacessíveis sem uma viagem de duas semanas.

A informação foi divulgada pela própria Casa Branca. A medida faz parte de um pacote de tarifas que atinge ao menos 60 países e inclui territórios sem produção ou exportação comercial ativa. Especialistas e políticos apontaram erros e improviso no processo.

Publicidade

As ilhas afetadas são territórios externos da Austrália e não têm habitantes humanos permanentes. Segundo o jornal The Guardian , a última visita documentada ocorreu há cerca de dez anos. A fauna local é dominada por colônias de pinguins, únicos residentes da região.

A decisão causou reações irônicas. “Nenhum lugar da Terra está a salvo”, disse o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese. O ministro do Comércio, Don Farrell, reforçou: “Pobres pinguins, não sei o que fizeram com Trump, mas, olha, acho que é uma indicação, para ser honesto, de que esse foi um processo apressado”.

Outros territórios externos da Austrália também foram incluídos na lista, como a Ilha Norfolk, onde vivem cerca de 2.188 pessoas. Mesmo sem atividade exportadora, a ilha recebeu uma tarifa de 29%, quase o triplo do percentual imposto ao restante do país.

“Foi apenas um erro”, afirmou Richard Cottle, dono de uma empresa de concreto em Norfolk. Ele disse à Reuters que a ilha “não exporta nada” e que a inclusão no pacote tarifário parece ter sido feita sem checagem.

A medida virou piada nas redes sociais. Usuários criaram memes com pinguins como alvos da política comercial dos Estados Unidos. 






    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!