
O cachorro Scooby, resgatado pela Polícia Civil na quinta-feira (27) no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza, passa por um intenso processo de recuperação após ser encontrado em condições críticas de saúde. Com pelos sujos e endurecidos, o animal apresentava infecções na pele, anemia, magreza extrema e dificuldades para se locomover, de acordo com as autoridades.
A tutora, uma mulher de 47 anos, foi presa em flagrante por maus-tratos e levada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde o caso foi registrado. Scooby foi encaminhado ao abrigo da Anjos da Proteção Animal (APA) e, em seguida, transferido para uma clínica veterinária.
De acordo com o atendimento veterinário, registrado em vídeos nas redes sociais, Scooby estava anêmico, coberto por pulgas e carrapatos, e sofria de miíase – uma infecção causada por larvas de moscas. Seus nós de pelo, endurecidos pelo acúmulo de sujeira, pressionavam a pele a ponto de causar necrose e nódulos de sangue.
Devido à dor intensa, o animal precisou ser anestesiado para passar pelo processo de tosa, realizado manualmente com tesouras, já que as máquinas não conseguiam cortar os pelos compactados. Scooby passa por exames complementares para avaliar seu quadro clínico. Ele permanecerá sob os cuidados da APA, que busca doações para custear seu tratamento.