
Enquanto autoridades da República Tcheca enfrentavam impasses burocráticos para construir uma barragem em Brdy , um grupo inesperado tomou a iniciativa e resolveu o problema em tempo recorde: os castores.
O projeto, planejado desde 2018 e orçado em 30 milhões de coroas tchecas (cerca de 1,2 milhão de euros), nunca saiu do papel. Já os roedores, em questão de noites, ergueram uma estrutura eficiente e sem custo algum.
Segundo o zoólogo Jiri Vlček, uma represa feita por humanos levaria pelo menos uma semana para ser concluída, com licenças e escavadeiras no cronograma.

O feito surpreendeu especialistas e reforçou o impacto positivo da engenharia natural. “Os castores são capazes de construir uma barragem em uma ou duas noites, enquanto os humanos precisam de permissões, aprovações de projetos e financiamento”, comentou o biólogo Jiri Vlček ao HuffPost.
Além de conter inundações, a construção improvisada favoreceu a biodiversidade local, criando um habitat ideal para diversas espécies.
O diretor regional da Agência Tcheca de Proteção da Natureza, Jaroslav Obermajer, admitiu que os castores fizeram um trabalho melhor do que o previsto pelos engenheiros. Já Bohumil Fišer , diretor do Parque Natural de Brdy, brincou: “Os castores se adiantaram e nos pouparam 30 milhões. As barragens foram construídas sem documentação alguma e de forma totalmente gratuita”.