O vídeo viralizou nas redes sociais
Reprodução
O vídeo viralizou nas redes sociais

Um biólogo intrigou os seguidores ao mostrar um costume inusitado — e considerado um pouco nojento — de uma ave. Luciano Mizael, dono do perfil  Usando a Cachola , compartilhou com os seguidores o momento peculiar.

No vídeo, Luciano começa: "Conhece essa ave vermelha bonita aí? É o íbis-vermelho, ou guará-vermelho, uma ave bem comum em regiões alagadas, como os manguezais. E do outro lado, a gente tem um cervo, né? A gente tem um cervídeo."

O especialista continua: "Os guarás vão usar esses bicos longos para retirar pequenos animais e crustáceos que estão ali no lodo, enterrados em regiões alagadas. Só que, nesse caso, ele está fazendo uma grande rapa intestinal desse cervo. Sim, ele está comendo ali o... né? Isso a gente pode chamar de coprofagia, quando animais se alimentam de restos fecais, que podem ser deles mesmos ou, nesse caso, de outro bicho."

Segundo Luciano, a interação não é comum, "muito provavelmente que seja novo para a ciência". "No fundo, a gente pode perceber que essa relação aqui é o que chamamos de protocooperação. Ambos têm um benefício, mas não é uma relação obrigatória. Por quê? Porque o cervo está tendo uma grande 'lavagem' e, possivelmente, se livrando de parasitas que poderiam incomodá-lo. E, por outro lado, o guará está ganhando um lanchinho de graça."

Veja o vídeo

Nos comentários, as pessoas brincaram. Um seguidor disse: "E foi por isso que um dia alguém inventou a calça." Outro disparou: "Chuca cooperativa". Um terceiro afirmou: "Colonoscopia animal".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!