Perry , o burro que serviu de inspiração para o icônico personagem “Burro” do filme Shrek (2001) , morreu no dia 2 de janeiro, aos 30 anos. Ele vivia no Barron Donkeys , um parque localizado em Palo Alto, Califórnia, nos Estados Unidos.
“É com grande pesar que informamos que nosso querido burro do Barron Park, Perry, faleceu ontem, aos 30 anos de idade. Ele era um membro querido de nossa comunidade e sabemos que muitas pessoas serão tocadas por sua morte”, disse a organização do parque.
Perry chegou ao local em 1997, com apenas três anos de idade. "Em suas últimas semanas ele estava com dores e sofria cada vez mais de uma doença conhecida como laminite, que não tem cura".
Em junho do ano passado, o parque pediu doações para ajudar no tratamento de Perry , o burro que serviu de modelo para a animação premiada da DreamWorks . Na ocasião, a organização explicou que Perry enfrentava problemas relacionados à idade avançada, considerando que a expectativa de vida da espécie varia entre 27 e 40 anos.
Além da laminite , uma condição que provoca inflamação nas lâminas do casco dos cavalos, o parque destacou outros problemas de saúde enfrentados por Perry , como a artrite e a síndrome de Cushing equina , uma doença endócrina que causa alterações hormonais.
Segundo a cuidadora Jenny Kiratli , em entrevista ao jornal Washington Post , a organização destina cerca de 40 mil dólares por ano apenas para os cuidados rotineiros dos animais.
Perry desenvolveu o personagem do burro em Shrek quando, em 1999 , uma equipe da Pacific Data Images, uma empresa americana de animação que mais tarde foi adquirida pela DreamWorks, visitou o parque para observar o comportamento da espécie.
No entanto, de acordo com o site do Barron Donkeys , os responsáveis doaram apenas 75 dólares para o pasto, e o nome de Perry não foi incluído nos créditos do filme.