5 mitos e verdades sobre alergia a animais domésticos

Médica aponta o que é fato e o que não é e reforça que é possível controlar alergias para ter uma vida saudável com um pet.

Não pode ver um pet que já começa a espirrar?

A alergista e imunologista Brianna Nicoletti explica que gatos e cachorros eliminam resíduos e pelos por conta da descamação da pele. Eles são pequenos e não podem ser vistos a olho nu, e tutores acabam inalando esses resíduos durante a respiração.

“Para as pessoas que possuem hipersensibilidade a estes resíduos inalados, há uma reação inflamatória cujas manifestações são coceira na face (principalmente nariz e olhos), espirros, congestão, coriza e tosse”, explica Nicoletti

No entanto, há equívocos no imaginário popular em relação à alergia

Veja cinco afirmações que são mitos ou verdade sobre a alergia à pets.

1- Animais de pelo curto são mais indicados para quem tem alergia

Mito! A médica afirma que o alérgeno dos animais não está exatamente no pelo, mas nas células mortas da pele, na urina e na saliva do pet. O tamanho da pelagem não é um fator importante para medir o nível de alergia que uma pessoa pode ter. ⁠ ⁠

2- Existem raças que causam menos reação alérgica

Mito! “Você pode ser menos sensível a certas raças de animais, mas não existe um animal de estimação verdadeiramente hipoalergênico”, explica Nicoletti.

3- Gatos causam mais alergia do que cachorros

Verdade! De acordo com a médica, as alergias a gatos são duas vezes mais comuns que as alergias a cães. Isso porque os felinos liberam muito mais alérgenos do que cachorros.

4- Evitar o contato com o pet resolve problemas de alergias

Depende. Os pets acumulam ácaros, que aguçam a alergia respiratória e se alimentam da pele do animal. A dica é tomar algumas medidas a mais, como aspirar a casa com frequência, usar limpador de ar, dar banhos no pet uma vez por semana, lavar as mãos após acariciá-lo e restringir o acesso ao quarto e à cama. “Tome medicação para alergias conforme as instruções médicas e antes que os sintomas se desenvolvam. Considere imunoterapia (vacina de alergia)”.

5- Apenas gatos ou cachorros podem provocar reações alérgicas

Mito! Segundo Nicoletti, além dos animais que têm pelos, os de pena também podem causar alergias. Pássaros, hamsters e porquinhos-da-índia são alguns exemplos. A presença desses pets podem aumentar a quantidade de ácaros.

É possível uma pessoa alérgica viver com um pet?

Sim. Muitas pessoas acabam abandonando os pets porque passaram a ter crises alérgicas, mas a médica explica que é possível contornar as crises com medicamentos e orientações extras, capazes de controlar a inflamação. Nicoletti destaca ainda outros benefícios de se ter um pet, como redução de estresse e melhora na aprendizagem, por exemplo.

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!