O cão anda com identificações de aviso: “Sou surdo. Peça para me acariciar”
Jo Le Page / SWNS
O cão anda com identificações de aviso: “Sou surdo. Peça para me acariciar”

Rafa é um cão d’agua espanhol de apenas 7 meses e totalmente surdo. Por já ter nascido sem audição, o cãozinho surpreendeu ao aprender linguagem de sinais em apenas oito semanas. A tutora, Jo Lee Page disse que soube que ele era surdi em junho de 2022, quando o animal não reagiu a certos ruídos.

“Um dia depois de tê-lo, ele não estava respondendo a nenhum barulho e não acordava quando chegávamos”, disse Page. “Ele não respondeu ao barulho alto da perfuração ou ao alarme de fumaça disparando”.

Para compensar a audição, Rafa usa a visão para captar sinais. “Rafa virava a cabeça quando outros cachorros ouviam barulhos e seguia todos eles”, disse Page. “Ele sempre foi bom em seguir as dicas de outros filhotes”.

De acordo com a tutora, a família queria outros cães, mas quando ela pesquisou sobre linguagem de sinais para cães no Google, um “mundo totalmente novo se abriu” para ela.

Ela explica que o treino é feito com sinais manuais. Polegares para cima são como elogios, mas que corrigir um comportamento se torna um pouco mais complexo. “Você não pode usar as mãos de forma negativa, então mostrar que algo é inaceitável é difícil”, disse.

Para recompensas, Page conta que Rafa se atrai mais por brinquedos do que por petiscos.

Jo Lee Page ensinando truques ao cachorro
Jo Le Page / SWNS
Jo Lee Page ensinando truques ao cachorro

 Ao todo, o cãozinho aprendeu nove comandos como: “senta”, “fica em pé”, “me olhe”, “gira”, “dá a pata”, “deita”, “vem”, “fica” e “seguro” – comando para que o cão passe por baixo das pernas da tutora e fique lá.

A experiência de ensinar os truques ao cão, diz Page, foi “uma educação para toda a família”. “Este é apenas o começo de sua jornada e nós avançamos um dia de cada vez”, disse ela. “A maioria das pessoas não teria se incomodado”.

A família percebeu que Rafa é surdo por ele não acordar quando chegavam em casa e não perceber avisos sonoros
Jo Le Page / SWNS
A família percebeu que Rafa é surdo por ele não acordar quando chegavam em casa e não perceber avisos sonoros

“No começo, o nosso pensamento era que seria difícil ou impossível treinar um cachorro que não pode ouvir”, ela continuou. “Pensamos que definitivamente seria impossível soltar a guia em um passeio. A educação e o treinamento provaram que todos os nossos medos eram falsos”.

Segundo Page, o filhote garante que todos estejam dentro de sua linha de visão antes de continuar a caminhada.

“Ficamos surpresos com a frequência com que ele nos observa, nos acompanha e trota ao nosso lado ou atrás de nós”, afirmou.

“Se estivermos caminhando em família, ele procura garantir que todos estejam presentes e em sua linha de visão, especialmente ao caminhar na estrada, e muitas vezes não se move até que as crianças estejam na frente dele para que ele possa ficar de olho neles", completou.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

*Com informações do Daily Mail UK.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!