Como cães e gatos

Conhecidos popularmente por serem rivais naturais, domesticados, cães e gatos podem ter uma convivência saudável e tranquila, sendo, inclusive, melhores amigos.

Primeiro encontro

No primeiro contato entre os animais, o gato deve estar dentro da caixa de transporte e o cão preso à guia. É muito importante que os dois estejam habituados com esses objetos, evitando um incomodo a mais.

Recompense o bom comportamento

À medida que eles vão se acalmando, diminua a distância que os separa. O bom comportamento de ambos deve ser sempre recompensado.

Dê um pouco mais de espaço

Quando a distância já estiver pequena e os animais se mostrarem relaxados, solte o gato da caixa de transporte, mas continue segurando a guia do cão. Nunca se esqueça de continuar recompensando as boas condutas.

Atenção ao comportamento

A partir desse momento é preciso ficar mais atento ao comportamento que tanto o gato como o cachorro irão apresentar. Caso aconteça qualquer intenção de investida ou briga entre eles é preciso repreender e retroceder o treinamento.

Solte o cachorro

Se tudo acontecer de maneira tranquila, é hora de soltar o cão. Só faça isso se tiver certeza de que ele está calmo e respeitando a presença do felino.

Supervisão de um adulto

Durante um bom tempo, as interações devem ocorrer com a supervisão de um humano. Apenas quando o dono estiver completamente seguro em relação ao comportamento de ambos é que eles devem ser deixados sozinhos.

Dê alternativas ao gato

Mesmo sabendo que os animais estão convivendo de maneira harmônica, garanta rotas de fuga para o gato, permitindo que ele escape caso ocorra algum conflito. Prateleiras em locais altos pode ser uma ótima opção.

Individualidade pet

Os animais devem ter seus locais próprios na casa. O cachorro com sua cama, comedouro e bebedouro em um lugar. O gato com a caixa de areia em um lugar bem reservado.

Pixabay

Em caso de dificuldades

Se o processo de desenvolvimento da amizade entre cachorro e gato estiver sendo muito complicado, vale contar com a ajuda de um especialista em comportamento animal para ter um resultado mais satisfatório.