5 curiosidades sobre os pitbulls

Os cães da raça pitbull estão entre os animais mais incompreendidos e que mais sofrem preconceito por parte da população. É um bichinho que tem fama de agressivo e nada amoroso, mas será que os "achismos" são verídicos?

A agressão vem da "mestiçagem"

Muitas pessoas não sabem, mas existem linhagens puras e não puras. Durante os anos 90 até os dias de hoje, a raça sofreu e ainda sofre muito com a mestiçagem. A maioria dos ataques registrados vem de cães mestiços, ou "SDR", que são confundidos com os de raça pura.

Eles são ruins por natureza?

Geralmente há uma grande combinação negativa entre o tutor e o cão, onde não se tem um conhecimento completo sobre a raça, ou até mesmo em relação ao convívio com cães sem uma educação adequada para que seja um animal de estimação.

A lenda da mordida

Um dos grandes mitos criados com relação à raça está relacionado à sua mordida. Ao longo do tempo, criou-se uma falsa afirmação que dizia que se um pitbull mordesse alguém, ninguém conseguiria abrir a boca do cão. Além disso, criou-se o mito de que esta era a mordida mais poderosa do reino animal.

É uma boa raça para crianças

Ao contrário do que muitos pensam, são cães que podem sim ser bastante amorosos e ter um bom relacionamento com crianças. A agressividade não é genética, tendo muito mais a ver com a criação do animal.

Não são bons cães de guarda

Indo de encontro ao pensamento popular, a raça não se desenvolveu como um bom cão de guarda. Eles se caracterizam como cães de esporte, ou seja, bons companheiros para a família. Também são ótimos animais de terapia, dando todo o apoio emocional necessário.

Saiba se o seu perfil é adequado para um pet da raça

Além desses fatores, é fundamental que os tutores que têm interesse em adquirir um filhote da raça avaliem antes o seu perfil para entender se preenchem estes e outros pré-requisitos, para uma convivência harmônica com o animal.