Como fazer o pet comer com mais calma

Fonte: Alto Astral

Alguns cães ficam agitados quando chega a hora da refeição e assim acabam comendo mais rápido do que deveriam

Isso, muitas vezes, ocasiona mal-estar e vômito, além de não ser bom para a saúde do pet.

Shuttersock

Sem “festa” na hora de servir

Se perceber que toda vez que a ração é servida, o cachorro começa a pular ou fazer muito alarde, é importante que o tutor o acalme antes dele comer. A maneira de falar com eles, palmas e outros gestos podem deixá-lo ansioso. Espere até que ele se acalme antes de deixá-lo se alimentar.

Deixe que ele coma sozinho

Às vezes, desde pequeno o pet tem de competir por comida, o que pode dar a ideia de que ele tem de comer o mais rápido possível para que não fique sem. Por isso, separe um ambiente exclusivo para ele e deixe que ele se alimente sem ter contato com os outros bichinhos.

Treine seu pet com petiscos

Enquanto ensina ele a fazer alguns truques, o recompense com petiscos. Isso é importante, pois assim, ele gasta energia ao mesmo tempo que come e aprende a comer um grão de cada vez. Além disso, você cria um vínculo maior com o seu pet.

Coloque ração dentro de brinquedos

Existem alguns brinquedos que permitem que você coloque grãos de ração que se soltam conforme o seu pet brinca. Isso tornará o momento de se alimentar mais demorado, pois exigirá uma maior concentração do seu animalzinho, dessa forma, ele comerá mais devagar.

Não deixe a comida sempre disponível

Caso seu bichinho não coma toda a quantidade do potinho, a remova e deixe para dar mais tarde. Se ela ficar 24h disponível, ele pode entender que tem que protegê-la a todo custo e isso só aumenta a sua ansiedade.

Defina os horários das refeições

É importante criar uma rotina com horários definidos para as refeições. Dividindo a quantidade indicada para o dia em três ou quatro porções, mas o importante é que elas sejam servidas sempre no horário, pois assim, o pet acostumará com o momento de comer.

Utilize comedouros específicos

Existem alguns modelos de comedouros que possuem divisões, o que dificulta a ação de comer os grãos de ração. Dessa forma, seu pet levará mais tempo para se alimentar, já que o nível de dificuldade será maior, por isso, ele irá comer com mais calma e atenção.