Mitos x Verdades sobre pulgas e carrapatos

Esses parasitas causam doenças como dermatites, verminoses e anemias - e alguns casos podem ser fatais. As pulgas em cães, por exemplo, podem causar desde perda de peso e de apetite até a infecção por vermes, o que pode levar a diarreias com vestígios de sangue e, em casos mais graves, ataques convulsivos.

Carrapatos infestam residências?

Verdade! Mas isso só acontece com a espécie Rhipicephalus sanguineus, mais conhecida como carrapato marrom de cães, única adaptada a viver e se reproduzir em ambientes internos e residenciais. O problema é que ela é a mais comum no Brasil.

reprodução shutterstock

Carrapatos são fortes

Verdade! No momento em que picam o cachorro ou o gato, os carrapatos inserem suas pinças bucais na pele do animal, se fixando nele pela secreção de uma substância semelhante à cola. Por isso, para retirá-los o mais indicado é o uso de medicamentos contra carrapatos.

reprodução shutterstock

O animal pode pegar carrapatos da grama e de animais silvestres

Mito! O carrapato mais comum de cães no Brasil é o carrapato marrom, que é urbano. Ele vive em locais de alvenaria à espera de um cão ou vem de outro animal infestado que está no mesmo ambiente.

Shuttersock

Só devemos nos preocupar com quando os vemos

Mito! Além de muitas vezes ser difícil visualizar os carrapatos quando em pouca quantidade, é muito importante a prevenção! Evitá-los impede o incômodo que eles causam.

Banco de imagens/freepik

As pulgas são espertas e preguiçosas

Verdade! As pulgas costumam ficar acomodadas em frente a uma fonte de luz esperando pelo seu novo hospedeiro. Quando um cão passa e faz sombra, o parasita salta e chega a seu objetivo.

Reprodução/ Shutterstock

As pulgas são facilmente percebidas

Mito! O inseto é tão pequeno que 8 pulgas enfileiradas somam apenas 2,5 cm. Assim, quando em pequena quantidade, podem ficar "escondidas" entre os pelos e, muitas vezes, o que se vê são pequenos pontinhos pretos, as fezes das pulgas.

Reprodução Pinterest

As pulgas mais comuns no cão são as pulgas do cão

Mito! A pulga mais comum no cão é a Ctenocephalides felis, a pulga do gato. Os gatos também são infestados pela pulga do cão, o que é mais raro.

reprodução shutterstock

As pulgas se reproduzem com muita rapidez

Verdade! As fêmeas começam a depositar ovos entre 24 e 36 horas após começarem a se alimentar de sangue e podem depositar cerca de 2 mil deles. Assim, o volume de parasitas só cresce. É importante mata-las antes que depositem ovos.

Reprodução Pinterest

Como prevenir pulgas e carrapatos

O tratamento preventivo é a única forma de garantir a segurança e o bem-estar dos pets. Para isso o tutor deve utilizar antipulgas e carrapatos com frequência. Hoje existem diferentes tipos no mercado, que vão desde talco até comprimidos.

Reprodução Pinterest