Sinais de que sua cadela vai dar à luz

É divertido saber que a casa ficará cheia de alegria com a chegada dos filhotinhos. Porém, muitas responsabilidades acompanham uma cadela grávida. Ela precisa de mais atenção, cuidados e alimentação diferenciada.

Tempo de gestação

Em média, uma cadela carrega seus filhotes entre 59 e 65 dias, aumentando as chances de parto a partir do 62º dia. A data correta irá depender de alguns fatores, como raça e idade. O médico veterinário pode resolver esse problema por meio de exames, podendo até chegar numa previsão.

Reprodução Pinterest

Agitação incomum

É comum que, quando o parto está se aproximando, a cadela fique bastante nervosa. Ela começará a ficar inquieta, se afastar de pessoas desconhecidas e que não tem confiança, assim como evitar o contato com os outros pets da casa. Esse comportamento é temporário e passará após o parto.

reprodução shutterstock

Procura constante pelo dono

Mesmo com todo o nervosismo e irritação, a cadela sempre vai atrás dos donos procurando por conforto e carinho. A preferência sempre vai ser do membro que mais confia e se sente segura. Por isso, se notar que ela está muito carinhosa e desejando atenção fora do comum, fique atento, pois o parto se aproxima.

reprodução shutterstock

Alteração da temperatura corporal

Um dos principais indícios de que os filhotinhos estão chegando é a alteração da temperatura corporal da cadela. Normalmente, ela mede 38°C, mas, cerca de 12 horas antes do parto, a temperatura desce alguns graus. Uma forma de ficar de olho nessa mudança é utilizar um termômetro retal.

reprodução shutterstock

Limpeza das genitais

Algumas horas antes de parir, a cadela começa a lamber suas genitais excessivamente. Esse comportamento é para limpar a zona, ajudar na expulsão dos filhotes e aliviar parte da dor que sente.

Facebook/ Karine Melo Fotografias

Escolha do ninho

A escolha do ninho é uma etapa muito importante na gravidez. Será nesse lugar que a cachorrinha dará à luz e criará seus filhotes nos primeiros dias. O local provavelmente será acolhedor, um pouco escondido e onde se sinta mais confortável.

Facebook/ Mel Issa

Liberação de muco

É comum, pouco tempo antes do parto, o tampão mucoso ser liberado. Ele tem uma cor amarelada ou branca, podendo vir acompanhado de um pouco de fluxo vaginal. Esse muco tem a função de proteger o útero e os filhotes de bactérias e infecções durante a gestação.

Reprodução Redes Sociais

Contrações

Assim como acontece entre os humanos, as contrações são os principais e últimos sintomas de que o parto irá acontecer. Poderá ver facilmente os movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, principalmente se a cadela estiver deitada de lado.

Reprodução Bored Panda/ Hadissima

Acompanhamento médico

Assim que descobrir que sua cachorrinha está grávida, o acompanhamento médico é imprescindível durante toda a gestação. Pelos exames, o veterinário conseguirá detectar possíveis complicações, doenças, anormalidades nos filhotes, dentre outros problemas.

reprodução shutterstock