5 erros para não cometer

Gatos são muito comuns em lares brasileiros, contudo muitos ainda não sabem exatamente como cuidar corretamente dos bichanos. Veja cinco erros comuns que donos de gato cometem para não fazer igual!

Não castrar

Apesar de causar receio em alguns tutores, a castração é muito importante para os gatos. O procedimento aumenta a expectativa de vida do animal, elimina as doenças do sistema reprodutor, impede o cio e reproduções indesejadas. Além de tornar o comportamento mais amistoso com outros animais e até com humanos.

Shutterstock/Divulgação PremieRpet

Não escovar os pelos

Os gatos vivem se lambendo, é dessa forma que eles se limpam. Nesse processo eles podem acabar engolindo muitos pelos soltos. Para evitar que isso aconteça é importante escová-lo no mínimo uma vez na semana.

Reprodução Pinterest

Caixa de areia próxima ao pote de comida

Deixar a caixa de areia perto do pote de comida não é nada higiênico na visão deles. Caso isso aconteça, o bichano pode optar por fazer suas necessidades em outro local da casa ou simplesmente não comer.

shutterstock

Potes de água pequenos

O bigode dos gatos é muito sensível e o contato com a água pode causar incômodo. Potes mais largos impedem que isso aconteça e podem estimular que o bichano beba mais água, evitando que ele desenvolva problemas no trato urinário, que é muito comuns nos felinos.

reprodução shutterstock

Passeios

A rua oferece muitos perigos aos gatos: eles podem contrair doenças, se envolver em brigas, se perder e, no caso das gatas não castradas, se reproduzir. Estar em casa é sempre mais seguro para o bichano e o enriquecimento ambiental ajuda que ele se divirta a salvo.

Reprodução