7 curiosidades sobre filhotinhos

Todo mundo ama (ou deveria amar) filhotes de cachorro. Mas será que você sabe tudo sobre eles? Existem coisas sobre o cuidado e a saúde dos filhotinhos que você nem imagina. Confira algumas curiosidades!

Eles podem sonhar!

É comum o filhote dormir profundamente e sonhar. Eles chegam a emitir sons e se movimentar, mas não fique preocupado! É normal isso acontecer, principalmente nos primeiros meses de vida.

Unsplash/Anna Dudkova

Eles têm dificuldade em mastigar

O cão pouco mastiga e engole a maior parte dos alimentos. É normal. Porém, cuidado com pequenos objetos ao alcance de filhotes de cães e gatos. Como são muito curiosos, eles acabam colocando tudo na boca e, eventualmente, engolindo algumas coisas estranhas.

Reprodução Facebook

Não é preciso "amolecer" os alimentos para eles

Alguns tutores acreditam que misturar coisas nos alimentos dos filhotes facilita na hora deles comerem. Mentira. A alimentação do filhote deve ser de boa qualidade, completa e balanceada. Ao escolher um alimento não misture leite, água ou carne, para não modificar o balanceamento do alimento.

shutterstock

O olfato é mais importante que o paladar!

Sabemos que o olfato dos cães é super apurado. Isso acontece desde que são pequeninos. Acredita-se que ele seja mais importante até que o paladar. Quantas vezes, ao dar um petisco, ele engole direto sem mastigar? Isso é comum e acontece geralmente.

Reprodução Facebook

Vacina e vermifugação são essenciais!

As vacinas devem ser feitas mensalmente. A vermifugação é uma etapa importante na infância. A proximidade com o solo e o acesso ao alimento no chão facilitam a infestação por parasitas intestinais, que deve ser controlada de forma eficiente com medicamentos recomendados pelo veterinário.

Unsplash/ Hanna Grace

Os pequenos podem tomar banho

Cães jovens podem tomar banho, se necessário. Devem usar sabões específicos para a espécie, enxaguar bem com água morna e secar com toalha e secador morno.

Reprodução Facebook

Demoram a aprender onde fazer as necessidades

Filhotes de cães demoram um pouco para aprender a fazer coco e xixi no local correto. Tem que ser paciente. No dia que ele fizer no local errado e se esconder de você será a metade do caminho. Isso indica que ele sabe que ali não deveria fazer, mas que ainda não entendeu onde deveria ter feito.

Shuttersock