9 curiosidades sobre corujas

As corujas são algumas das mais fascinantes e misteriosas aves de rapina que existem no mundo. Não é a toa que alguns dos fatos apresentados são surpreendentes.

Estão em todos os lugares

Essas aves podem ser encontradas em diferentes habitats. Há um número maior de corujas em florestas, mas elas estão em qualquer lugar que ofereça presas em abundância para a caça, incluindo áreas urbanas.

Pixabay

Diferentes espécies

Há mais de 150 espécies de corujas no mundo. Algumas contas indicam cerca de até 220 espécies, isso depende de como as diferenças serão classificadas. A maior variedade delas se encontram na Ásia, enquanto apenas 10 são encontradas nos EUA e no Canadá.

Pixabay

Visão

As corujas têm uma postura ereta e olhos para frente, o que as dá visão binocular, como a nossa. Entretanto, os olhos delas não são esferas, mas sim tubos que providenciam uma percepção de profundidade melhor e permite que elas vejam suas presas a grande distância.

Pixabay

Audição

Muitas espécies possuem orelhas assimétricas, ou seja, de tamanhos e posições na cabeça diferentes. Isso as concede uma audição superior e a habilidade de identificar onde está a presa, mesmo sem conseguir vê-la.

Pixabay

Pés poderosos

As corujas possuem pés zigodáctilos com dois dedos apontando para frente e dois dedos apontando para trás. Todos os dedos possuem calcanhares afiados. Isso traz mais firmeza, força e poder, tornando-as predadoras mais eficientes.

Pixabay

Penas especiais

Suas penas possuem franjas que ajudam a camuflar o som que produzem quando estão voando. Suas grandes asas e corpos leves também fazem com que elas sejam voadoras quase inaudíveis, o que as ajuda a perseguir presas sem serem notadas com facilidade.

Reprodução/Instagram/skybirdsofprey

Fósseis

Existem documentações de fósseis com mais de 58 milhões de anos. O maior já documentado na história tinha 91 centímetros de altura.

Reprodução

Sons

As corujas conseguem emitir uma grande variedade de sons, como ganidos, assobios, latidos e silvos. Durante a estação de reprodução, os chamados delas podem ser ouvidos a uma boa distância. As fêmeas normalmente possuem vozes mais agudas do que os machos.

Reprodução/Instagram/tikimon1021

Ameaças

As maiores ameaças para a vida dessas aves são a perda de habitat, pesticidas, escassez de alimento e mercado ilegal de animais.

Pixabay