Gatos: 10 raças mais comuns no Brasil

Há quem acredite que os gatos são iguais, o que é mito. Existem diferentes raças que, assim como os cães, possuem pelagens, aparências e comportamentos diferentes.

British Shorthair

O britânico de pelo curtinho é também um dos preferidos internacionalmente e nas indústrias cinematográficas. Ele é bem gordinho, principalmente nas pernas, rosto e pescoço.

reprodução shutterstock

Ragdoll

Um gato de grande porte, uma curiosidade interessante é que a sua tonalidade e peso são definidos com o passar dos anos. Eles são bem dependentes e dóceis, o que os coloca na lista de preferidos entre os brasileiros. É uma espécie recente, geneticamente criada nos anos 60 na América do Norte.

shutterstock

Burmese

Os burmeses são gatos que tem como principal característica as bochechas bem gordinhas e arredondadas. Ele está entre as raças de gatos mais inteligentes, além de ser também super brincalhão, carente e tranquilo.

Reprodução

Sphynx

Aqueles que preferem as raças mais raras costumam ter em suas casas o sphynx. Totalmente sem pelagem e com as orelhas bem cumpridas, seu visual é bem diferenciado do que estamos acostumados, o que divide opiniões.

Unsplash

Siberiano

Os siberianos são majestosos, têm o pelo longo, macio e bem grosso – devido à sua origem russa, onde o frio é bem rigoroso. Carente, ele não gosta (e não deve) ficar sozinho por longos períodos.

Reprodução

Angorá

O Angorá é um gato turco de olhos claros (que podem ser de cores diferentes) e pelos longos. A raça doméstica é uma das que mais se identifica com as crianças, sendo bem brincalhão e carinhoso.

Reprodução

Maine Coon

O Maine Coon, conhecido popularmente como "gato gigante", tem como principal característica o fato de ser enorme. Um gato de médio porte da raça tem cerca de 10 a 14 kg.

Reprodução

Himalaia

O gato himalaia é razoavelmente nova no Brasil e no mundo. Ele surgiu na década de 50, quando gatos persas e siameses foram cruzados. O resultado foi corpo peludo do persa e cores únicas do siamês.

Reprodução

Siamês

O siamês tem uma aparência marcante e adorável com seus pelos bem clarinhos e extremidades (como rosto, patinhas, rabos e orelhas) escuras. Eles são independentes, altamente fiéis e muito tranquilos.

Reprodução

Persa

Os persas são os verdadeiros "reis", ou pelo menos é isso que a sua aparência tranquila e majestosa tenta nos passar. O gatinho tem a pelagem longa macia. Seu focinho mais plano lhe dá uma carinha de mal, facilmente esquecida quando percebemos o quanto são carinhosos.

Reprodução Pinterest