Por que ter um lagarto em casa?

O réptil é uma boa opção para animal de estimação, principalmente para quem tem alergia a pelos, possui pouco tempo disponível e procura animais menos carentes de atenção.

Como são?

Eles são ótimas opções para os tutores que não possuem muito espaço e tempo. Ficam nos terrários e não carecem de atenção o tempo todo. Contudo podem ser uma péssima escolha para quem gosta de carinho e afeto, pois eles não são muito adeptos a afabilidade.

reprodução shutterstock

Onde vivem?

Eles moram em terrários planejados para ficarem parecidos com seu habitat, com pedras, galhos, pequenos poleiros e uma caverninha para ele se esconder e descansar. Os terrários possuem lâmpadas que mantém o ambiente quentinho e iluminado para que eles fiquem bem confortáveis.

Facebook/ Amy Giles

O que comem?

Pode-se comprar no pet shop, ou alternativas caseiras como insetos, larvas, minhocas, folhas e legumes. Eles devem ser alimentados duas vezes ao dia, mas é sempre bom consultar um veterinário, para saber o melhor alimento com base na espécie do seu lagarto.

reprodução shutterstock

Cuidados básicos

Cuidado com a cauda, quando for manuseá-lo, você pode levar uma chicotada. É importante manter o terrário sempre limpo e trocar a água diariamente. Eles possuem sangue frio, por isso verifique sempre se está na temperatura adequada.

reprodução shutterstock

Qual adotar?

Existem lagartos que medem centímetros, outros podem ter metros de comprimento e alguns vivem mais de 20 anos. Anote todas as espécies que te agradam e pesquise suas especificidades, pois nem todos são domesticados.

Pixabay

O que é preciso?

É preciso conhecer todos os meios legais para ter um lagarto em casa, geralmente é necessária documentação e autorização do IBAMA ou da Secretaria do Meio Ambiente. Isso é necessário para combater o tráfico e a venda ilegal de animais exóticos.

Reprodução