A coleira ideal para cada raça de cachorro

O uso da coleira correta é indispensável para o bem-estar dos cães. O uso do acessório de forma errada pode acabar ferindo e causando alergias. Além disso, pode deixar o cachorro desconfortável, gerando traumas.

Coleira de pescoço

Consiste numa coleira que fica ao redor do pescoço e é usada por cães que possuem um tórax mais estreito horizontalmente e mais alongado verticalmente, muitas vezes ultrapassando os cotovelos. Raças como pastor alemão, são bernardo e labrador.

SUTTERSTOCK / REPRODUCAO

Coleira leader

Envolve o pescoço e o focinho. São indicadas para cães com a estrutura do tórax mais estreito e longo, como goldens e border collies. A principal indicação é para os animais muito agitados durante o passeio. O modelo é utilizado em pets em fase de aprendizado e adaptação de passeios.

Reprodução/Bit Cães

Coleira enforcador

Usada em raças com estruturas mais robustas, fortes e de comportamento agressivo, como rottweilers e dobermans, animais de difícil controle. Elas causam um desconforto grande no animal ao apertar no pescoço enquanto ele puxa a guia. Deve ser usada com muita cautela, pois pode causar lesões sérias na região cervical.

Reprodução

Coleira Martingale

Coleira de pescoço que é um pouco mais grossa e possui um fecho atrás, que aperta levemente o pescoço do animal se ele resolve dar um "puxão". Geralmente usada em cães de corrida, como galgo e whippet, que possuem um tórax profundo, mas estrutura do pescoço delicada. Ela é similar ao enforcador, porém menos agressiva e mais confortável.

Ruff Ruff

Coleira peitoral

Envolvem o peitoral do animal, dando a ele mais liberdade e conforto. É usada, geralmente, em raças com estrutura mais fraca e delicada, de pequeno porte e dóceis, como yorkshire, shih tzu e poodle. Também são usadas em cães braquicefálicos, que possuem focinho achatado e dificuldade na respiração, como pugs e buldogues.

Reprodução/Sutterstock