Pets melhoram a qualidade de vida dos donos

Estudos apontam que diversas doenças são amenizadas quando o paciente vive com um animal de estimação

Alívio do estresse pós-traumático

A presença de animais faz com que haja diminuição dos níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estado de alerta que é produzido em excesso quando estamos diante de situações de perigo. Os pets ajudam a tirar o foco do problema e diminuir a tensão.

Unsplash

Estimula o desenvolvimento infantil

Crianças autistas, por exemplo, apresentam redução nos comportamentos relacionados à agressividade, isolamento e alienação com a presença de cães ou gatos.

Unsplash

Em casos de hiperatividade

Os pets podem influenciar na saúde, deixando as crianças mais calmas e concentradas. Além desses benefícios, todas as crianças, ao terem contato com animais, podem desenvolver maior senso de responsabilidade, socialização, autocuidado e altruísmo.

Pixabay

Tratamento contra o câncer

Alguns efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia podem ser amenizados por meio do convívio com os animais. Um dos grandes benefícios é a redução de ansiedade.

Unsplash

Bem-estar

Há respostas positivas relacionadas ao alívio da dor e do desconforto, redução dos sintomas depressivos e diminuição das sensações de solidão e tristeza.

Unsplash

Elevação da autoestima

O carinho e amor que os pets nos dão faz com que os tutores sejam capazes de sentir que são realmente importantes para eles e acabam se sentindo mais capazes e confiantes.

Unsplash