Como diminuir o odor da areia de gato? Veja dicas:

Os gatos são animais muito higiênicos e, por instinto, fazem xixi e cocô na caixa de areia. No entanto, o forte odor de urina que fica nas caixinhas é muito desconfortável para os donos, mas existem alguns truques para diminuir esse cheiro.

Alimentação

A comida dos felinos pode potencializar o mau cheiro. Por isso, uma refeição de qualidade é extremamente benéfica para o conforto dos gatos.

Unsplash/Uriel Soberanes

Limpeza, sempre

A faxina constante da caixa de areia é fundamental para uma boa higiene. É preciso recolher as fezes e urina todos os dias. Além disso, uma vez na semana, é necessário substituir todo o granulado e lavar a caixinha.

Unsplash/Luiza Sayfullina

Vinagre

Ele é um forte aliado para a limpeza. Você pode usá-lo para realizar uma higienização a seco, ou seja, jogá-lo na caixa de areia sem a necessidade de enxágue.

Unsplash/Bulbul Ahmed

Troque a caixa uma vez por ano

É muito importante trocar a caixa de areia por uma nova anualmente. Isso porque, com o passar do tempo, elas acumulam sujeira, o que propicia a proliferação de bactérias que causam mau cheiro.

Unsplash/Rana Sawalha

Bicarbonato de sódio

Este pozinho branco pode ser polvilhado na caixa de areia para evitar o mau odor, mas deve ser usado com cuidado. Ele também pode causar alergia nos bichanos.

Unsplash/Erick Jan

Carvão ativado e farinha de mandioca

Outro truque caseiro é utilizar o carvão ativado e a farinha de mandioca, pois eles facilitam a solidificação da urina.

Unsplash/Patrick Reichboth