Cuidados para receber um filhote de cão e gato em casa

Os primeiros meses de vida de um bichinho requerem uma atenção especial do tutor. Veja algumas dicas essenciais para a chegada do novo morador

Antes de ter o pet

Quanto menor for o espaço na sua casa, menor deve ser o cão para que ele se acomode bem durante o dia, além dos passeios. Gatos costumam se adaptar bem a ambientes pequenos, pois se beneficiam de verticalização, como implementação de prateleiras.

Unsplash/ Hanna Grace

O que ter em casa?

Cama de filhote, tigelas de comida de água, escova ou pente de cuidados com higiene e beleza, brinquedos, coleira e guia, escova de dentes (de dedo), contenção adequada para andar de carro e tapete higiênico ou caixa de areia.

Unsplash/Patrick Kool

Alimentação

A transição entre o leite materno e a nova dieta do filhote deve ser gradual e sob orientação de um médico veterinário, pois sofrerá influência da qualidade do leite da mãe e quantidade de filhotes na ninhada, por exemplo.

Unsplash/Erick Lee

Higiene

Deve-se evitar banhos antes dos três meses de idade. Geralmente, é possível fazer a higienização dos filhotes com gaze ou algodão embebidos em uma solução própria – orientada pelo médico veterinário.

Unsplash/Anna Dudkova

Saúde do filhote

Assim como os seres humanos, os pets também precisam ir ao médico para fazer check-ups regulares. A frequência da ida ao profissional vai depender principalmente da idade dele e da condição de saúde pré-existente.

Unsplash/Sergio Souza