Veterinária dá dicas para passear com cachorros no shopping

A especialista Bianca Bennati contou ao Canal do Pet como deixar o seu pet mais confortável no centro de compras

Passeio no shopping só é liberado quando o pet reage bem a lugares novos e muitas pessoas
Foto: shutterstock
Passeio no shopping só é liberado quando o pet reage bem a lugares novos e muitas pessoas


Muitos shoppings centers liberaram a visita de pets  e donos pelos corredores. Mas como o ambiente é bem diferente do que os cães estão acostumados, é necessário ter certos cuidados com ao passear no shopping com os pets. Por isso, conversamos com a veterinária da clínica SPet junto a Cobasi São Bernardo Faria Lima, Bianca Bennati para entender quais são estes cuidados e se este tipo de passeio é bom para os pets. 


Cuidado, o cachorro pode ficar estressado e exausto

Bianca aponta que não é recomendado passear pelo shopping caso você tenha um pet mais arisco ou que não é acostumado com passeios. "Eles podem ficar muito estressados com a quantidade de gente ou barulhos diferentes. Proprietários que tem costume de andar ou ficar por várias horas no shopping não poderão fazer isso com os seus pets, pois passeios muito longos podem gerar um estresse emocional muito grande e um cansaço físico demasiado", diz.

Como não há infraestrutura para o cachorro beber água ou comer, isso pode deixar o pet exausto. "Alguns animais têm o hábito de só beber e comer em casa e podem ficar muito exaustos e até desidratados dependendo do tempo que ficarem no shopping", aponta.

Se está começando a passear com o pet, o shopping pode ser uma boa ideia

Bianca indica o shopping para os pets mais pequenos por conta do ambiente limpo. "Os shoppings têm ambientes limpos, geralmente frescos e dependendo da hora com poucas pessoas e outros animais. Para pets que estão começando a se socializar é ótimo, pois é uma experiência mais tranquila e geralmente mais controlada, por que os animais que frequentam os shopping geralmente são mais sociáveis", indica.

Mas você deve ter alguns cuidados

Como cuidado básico, você deve ter a vacinação do animal em dia. "Pois evita doenças importantes, como zoonoses e parasitas. Para deixar o pet confortável, deve-se escolher um tipo de coleira adequada, que não machuque ou aperte. Alguns animais têm dificuldade de locomoção ou não aguentam longas caminhadas. Pode-se optar por levar em carrinhos que darão mais conforto tanto para o pet quanto para o proprietário", diz.

Se for levar o pet a primeira vez para o shopping, opte por horários mais tranquilos. "E também em curtos períodos, para ele ir se acostumando com o tipo de passeio. Se o animal já for acostumado a passear, essa adaptação será bem mais rápida", aponta. 

Para cachorros grandes e pequenos, lembre-se das necessidades fisiológicas

Mesmo no shopping, os pets também fazem coco e xixi. "Uma sugestão é levar lenços umedecidos para limpar o chão após, caso fique grudado um pouco de cocô. Outra sugestão para minimizar constrangimentos é levar o pet para dar uma volta antes de entrar no shopping para fazer pelo menos xixi e se possível cocô. Assim o passeio será apenas para uma caminhada. Verificar também as regras do shopping, pois alguns estabelecimentos restringem a entrada de cães por meio do seu peso", diz.