Como ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Separamos dicas que vão te ajudar a adestrar seu pet mais facilmente

Foto: reprodução shutterstock
Chega dessa história de cachorro fazendo xixi e cocô em qualquer canto da casa!

Se você tem um animalzinho em casa, sabe que educá-lo nem sempre é uma tarefa fácil. Uma das coisas que mais traz dor de cabeça aos donos é a dificuldade de ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. No entanto, existem algumas recomendações muito úteis que podem te ajudar a adestrar seu bichinho.

É possível ensinar pets de todas as idades onde fazer xixi. O importante é insistir na educação, mas sem brigar com eles, já que não adianta e ainda podem tentar esconder as fezes. Além disso, não se preocupe se o cachorro não aprender rapidamente, pois é um processo que leva tempo e exige paciência – tanto dele, quanto do tutor. Saiba mais!

6 dicas para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Escolha um cantinho

Antes de qualquer coisa, é importante definir um local fixo para o pet fazer suas necessidades. Esse cantinho deve ser sempre o mesmo, pois isso o ajudará a aprender com mais facilidade. Além disso, ele tem que ser preferencialmente longe dos potinhos de água e comida .

Crie uma rotina

Assim como nós, os animais também precisam de uma rotina, que deve ser seguida rigorosamente. Defina um horário para as brincadeiras, para o passeio e para as refeições, assim, eles se acostumarão a fazer suas necessidades nos momentos certos também.

Espalhe jornais pela casa

Para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, você pode espalhar várias folhas de jornal pela casa . Dessa forma, quando ele estiver apertado, vai acabar fazendo xixi em uma delas. Outra opção é colocá-lo em um ambiente pequeno depois que ele comer, como um cercadinho ou banheiro, também completamente forrado com jornal, e esperar que ele se alivie. Assim, seu pet vai associando o jornal ao local de fazer suas necessidades e você poderá escolher qual cantinho reservar para isso.

Recompense seu pet

Toda vez que ele fizer xixi no lugar certo, você deve recompensá-lo, pois isso o incentivará a repetir. Pode ser com um petisco ou uma brincadeira, o importante é ele associar isso a uma coisa boa. Outro truque é sempre estar presente nesses momentos, já que se o animalzinho estiver sozinho, pode encarar isso como um castigo.

Não dê broncas

Como já dito anteriormente, jamais brigue com seu cachorro. Isso só atrapalha o processo de aprendizagem dele, já que não compreende o que está acontecendo. Além disso, o pet pode entender que ele deve esconder as fezes, o que faz com que opte por comê-las ou então fazê-las em lugares escondidos. Se ele não aprender de primeira, não se estresse, apenas recolha as necessidades sem que o animalzinho veja.

Cuidado com os odores

Se o pet fizer xixi no lugar errado, o ideal é limpá-lo logo em seguida. Isso porque eles escolhem a região pelo olfato, fazendo com que sempre voltem para aquele mesmo lugar. Essa é uma importante etapa para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Sempre limpe a área com produtos de limpeza para eliminar qualquer cheiro característico!