8 dúvidas sobre gatos de raça
Redação EdiCase
8 dúvidas sobre gatos de raça

Adotar um gato é sinônimo de muita companhia dentro de casa. Os felinos são animais de estimação adoráveis e que trazem muita alegria. Existem diversas raças e, cada uma delas, possui características específicas. Com isso, você pode escolher um gatinho que combina mais com a sua personalidade.

Portanto, se você pretende adotar um gato de raça, é importante saber qual se adequa melhor à sua maneira de viver, atendendo às suas necessidades e as do bichinho. Por isso, a seguir, as veterinárias Mabel Miranda Vaz e Renata Costa Biot respondem algumas dúvidas. Confira!

1. O que deve ser levado em conta ao escolher uma raça específica?

O temperamento e os cuidados necessários.

2. Qual é a melhor opção para quem tem muito ou pouco tempo disponível?

Para quem tem mais tempo disponível, as melhores opções são as raças mais carentes e menos independentes, como o siamês e o persa. Para quem não tem muito tempo, é indicado gatos de pelo curto, que não necessitam de escovações diárias dos pelos.

3. Qual é a melhor raça para quem adora atividades ao ar livre?

Gatos não são propícios a atividades ao ar livre. Embora curiosos, são assustados, dificultando a sequência de uma atividade. Mas, o maine coon é o que melhor se adapta às atividades externas devido a sua energia, e o norueguês possui caráter esportivo. E, para quem não gosta, todos os gatos são indicados!

4. Existe alguma raça que seja mais indicada para quem é alérgico a pelos?

O sphynx não tem pelo, apenas uma penugem. Embora a alergia se dê por uma proteína que se encontra na saliva do gato, e no ato de lambedura, esta fica aderida ao pelo .

5. Qual é a raça mais carinhosa?

Difícil esta pergunta, não conheço uma raça que não seja carinhosa. Cada um da sua maneira, os gatos tendem a ser muito afetuosos. Aqueles sem raça definida não ficam atrás, são carinhosos, companheiros e atenciosos.

6. Qual é a raça mais indicada para quem tem crianças? E para quem não tem?

Persa, exótico e sagrado da birmânia são as raças que melhor se adaptam às crianças , pois são mais tranquilos e pacientes. Embora muitas outras raças gostem, basta ensinar a criança como é feita a troca de carinho e respeito com o animalzinho.

7. Qual raça exige menos cuidados?

Todos os gatos, independente da raça, exigem cuidados básicos, carinho e atenção. Mas, de uma forma geral, os sem raça definida (S.R.D) costumam ser mais independentes e mais fortes geneticamente falando.

8. Quais raças exigem que a casa tenha um espaço ao ar livre, como quintal ou varanda?

Maine coon, norueguês, ashera e savannah. São gatos mais enérgicos, ágeis, curiosos e brincalhões. O maine coon, por exemplo, é um eterno filhote, “uma criança grande”, uma corrida pelo apartamento é capaz de colocar tudo abaixo!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!