11 dicas para manter seu gato saudável e feliz
Redação EdiCase
11 dicas para manter seu gato saudável e feliz

Médica veterinária explica como garantir a saúde e o bem-estar do seu pet

O gatinho é um ótimo amigo, além de ser independente, também gosta de carinhos. Muitas vezes, os donos acham que por serem animais independentes, os gatos não precisam de atenção, mas as coisas não são bem assim. Por isso, confira as dicas de Estela Pazos, médica veterinária especialista em felinos.

1. Cuidados básicos

Precisam de ração de boa qualidade, água fresca à disposição, um lar seguro sem acesso à rua, brinquedos, vacinação anual, consultas frequentes ao veterinário e muito carinho.

2. Lugar adequado para o gatinho

Deve ser telado, sem acesso à rua ou telhados, evitando que ele contraia doenças e sofra maus-tratos de humanos. Um ambiente seguro e protegido, livre de maldades e situações de perigo.

> Como escolher a roupa ideal para os pets no inverno

3. Alimentação

Ração de boa qualidade e específica para gatos, indicada pelo médico veterinário. Essa ração deve atender às necessidades do gato, de acordo com o estilo de vida e condição corpórea dele, além de manter a saúde .

A água deve ser fornecida à vontade, sempre fresca, filtrada e de boa qualidade. Deve-se usar potes de boca larga, pois os gatos não gostam que seus bigodes encostem nas laterais da vasilha. Uma boa opção é o uso de fontes que mantêm a água corrente.

4. Relação entre gatos e humanos

É uma relação de forte vínculo, porém o gato não tem a necessidade de agradar o dono, como fazem os cães. Eles gostam da companhia, porém também apreciam ficar sozinhos. Consideram seus donos como parceiros de convívio social e se adaptam aos horários da casa, dormindo quando estão sozinhos e buscando carinho quando tem alguém em casa.

> Doenças renais em pets: saiba como identificar e veja 5 dicas para prevenir

5. Principais cuidados com a saúde do gato

Além de consultas frequentes ao veterinário, vermifugação e vacinação, deve-se cuidar da pelagem, escovando-a, se possível, 3 vezes por semana. É importante observar se o gato está urinando e defecando normalmente e evitar deixá-lo engordar. Observe também se há algum problema nos dentes e mantenha vasilhas de água e comida limpas.

6. Vacinas que o gato deve tomar

A vacina tríplice (protege contra rinotraqueíte, panleucopenia e calicivirose) ou quádrupla felina (que protege contra rinotraqueíte, panleucopenia, calicivirose e clamidiose)e a vacina antirrábica. Devem ser dadas anualmente.

7. Higiene do gato

O gato é um animal extremamente limpo e, por instinto, busca a caixa de areia para fazer as necessidades e, na sequência, enterrá-las. Manter a caixa limpa é fundamental e, se tiver mais gatos na casa , deve-se aumentar o número de caixas, principalmente se o dono fica muito tempo fora. O ideal é ter sempre uma caixa a mais do que o número de animais, por exemplo, se tiver 4 gatos, serão 5 caixas de areia.

8. Escovação, banho e tosa

Ao contrário do que muitos pensam, os gatos podem tomar banho, principalmente os de pelagem longa. A frequência deve ser determinada de acordo com o tamanho da pelagem e tipo de pele (se for oleosa ou seca). O ideal é acostumá-los com o banho desde filhotes.

A tosa pode ser feita em gatos de pelagem muito longa, que formam nós, principalmente nas épocas quentes. Existe também a possibilidade de fazer a tosa higiênica, diminuindo os pelos na região anal, genital e barriga. É indicado que o procedimento de tosa seja feito por um profissional treinado, para evitar cortes e machucados.

9. Limpeza de orelhas e olhos

Os olhos devem ser limpos com soro fisiológico e gaze ou com um algodão que não solte fiapos, como os de maquiagem. Qualquer outro produto só deve ser usado com indicação do veterinário. As orelhas podem ser limpas com produtos específicos, higienizando com algodão apenas onde seu dedo alcançar. Nunca utilizar hastes flexíveis (cotonete) dentro do ouvido, podem ferir e empurrar a cera para dentro.

> Gatos: conheça as raças famosas no Brasil

10. Cuidados com as unhas

Na natureza, os gatos necessitam das unhas para se defender e escalar árvores. Porém, felinos domésticos podem ter as unhas aparadas para evitar que machuquem os donos e outros gatos na hora de brincar. Unhas muito compridas podem incomodar alguns gatos.

11. Vermifugação

Mesmo os animais domésticos e bem tratados podem sofrer com verminoses. A vermifugação é feita com a utilização de um comprimido com a capacidade de matar vermes intestinais. Esses parasitas podem ser adquiridos por contato com alimentos e fezes contaminadas, água não filtrada, contato com chão infectado com ovos ou larvas dos vermes.

O tratamento é feito com vermífugos específicos para gatos, orientados pelo médico veterinário. O combate às pulgas também é importante, pois podem transmitir vermes quando o gato ingere a pulga acidentalmente.

Confira mais notícias para cuidar dos pets na  revista ‘Guia dos Pets’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!