Guia de Bichos
Khao Manee

Khao Manee

  • Nome no Brasil: Khao Manee
  • Nome original: Khao-plort
  • País de origem: Tailândia

Tudo sobre Khao Manee

Descrição

  • Porte: médio
  • Escala de saúde (1 a 5): 
  • Escala de energia (1 a 5): 4
  • Tipo de pelo: macio, curto e todo branco
  • Temperamento: sociável, inteligente, animado, amável
  • Expectativa de vida: 13 a 15 anos
  • Peso: 2,7 a 5,5 kg

Gato de médio porte e bem estruturado. Possui pelagem curta, totalmente branca e sedosa. Alguns filhotes podem nascer com pelos mais escuros na cabeça, que desaparecem no primeiro ano de vida. Os olhos são azuis, mas pode ser encontrado com um olho de cada cor, geralmente azul, verde ou âmbar. A cauda é longa e com pelos curtos. É uma raça considerada rara. 

A Khao Manee é uma raça anciã que teve origem no reino de Siam, atual Tailândia. Também conhecida como Dymond Eye ou olhos de diamante, em tradução livre, a raça foi durante séculos exclusiva da realeza. Chulalongkorn, um dos maiores reis da Tailândia chegou a ter nove exemplares desse gato. Isso acontecia por acreditarem que esse era um animal especial, que trazia sorte ao ambiente em que vivia e que seus olhos tinham poderes místicos. 

Essas crenças também protegeram o Khao Manee da exportação e ele só saiu da Tailândia e chegou aos Estados Unidos no ano de 1999 pelas mãos de Collen Freymuth. Lá ela iniciou um programa de manutenção da espécie, já que os números de exemplares estavam despencando em seu país de origem. 

Por ser bastante rara a raça não era reconhecida por nenhuma associação de gatos americana até 2009, quando passou a ser aceita pela TICA (The International Cat Assossiation). 

Características

É brincalhão, bastante ativo e amigável. Gosta de receber atenção e carinho do dono e interagir sempre com as pessoas, portanto não é indicado deixá-lo sozinho por longos períodos. É muito sociável e se dá muito bem com crianças e outros animais de estimação tranquilamente. Talvez uma de suas atividade prediletas seja as brincadeiras interativas, então prepare-se para comprar vários brinquedos e passar algum tempo do seu dia se divertindo ao lado do felino. 

Fisicamente as características que chamam mais atenção para o Khao Manee são o seu pelo completamente branco e seus olhos grandes, brilhantes e de cores sempre marcantes, se assemelhando a pedras preciosas. Não é raro que seus olhos se apresentem em cores distintas, um azul e o outro verde/ esverdeado, o que chama ainda mais atenção. 

  • Corpo esbelto e ligeiramente musculoso;
  • Cabeça em forma de cunha;
  • Linhas faciais bem marcadas;
  • Nariz reto e ligeiramente alto entre os olhos;
  • Focinho rosa e triangular;
  • Queixo e bochechas formas uma espécie de coração;
  • Orelhas grandes, eretas e pontiagudas (formato triangular);
  • Olhos grandes e levemente puxados nos cantos.

Cuidados básico

Todas as raças de gato devem ser escovadas regularmente, no caso do Khao Manee, ao menos uma vez por semana. Isso promove a limpeza completa da pelagem e a mantém saudável. Mesmo que os gatos tenham costume de se lamber para se limpar, essa prática ainda é necessária. 

É importante que durante esse processo de escovação o dono fique atento à pele do animal. Por ele ter o pelo totalmente branco possui uma probabilidade maior de desenvolver doenças de pele, como o câncer. A principal região a ser analisada constantemente é perto da orelha. Caso o dono perceba algum machucado ou aparência estranha/ diferente, deve levar o animal imediatamente ao veterinário. 

Outro ponto essencial da higiene do animal é manter sua caixa de areia sempre limpa e afastada dos locais onde ele come e dorme. Gatos são animais que prezam pela limpeza e não se sentiram confortáveis para realizar suas necessidades em caixas de areia sujas, podendo assim escolher qualquer canto da casa para fazer o que necessitam. 

Por serem animais muito ativos e dependentes de sua família esses gatos precisam sempre de estímulo para brincadeiras interativas com o dono. Também gostam bastante de carinho. Portanto, compre brinquedos e tenha sempre um tempo para interagir com o seu animal de estimação. 

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Khao Manee é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 30 a 60 gramas/dia.

Espaço para criação

Este é um típico gato de estimação, que aprecia a companhia do dono e de estar dentro de casa, ao seu lado.

Saúde

Essa é uma raça saudável, exceto pela grande incidência de surdez que ocorre. Gatos de pelagem branca e olhos azuis costumam carregar o gene para essa deficiência. Os que possuem olhos de cores diferentes são os mais propícios. Os criadores precisam fazer testes de surdez nos filhotes. 

Por terem o pelo totalmente branco ficam mais expostos à luz solar nociva, podendo desenvolver problemas de pele. O mais perigoso deles é o câncer. 

Curiosidades

Em Siam, antiga Tailândia, acreditava-se que o Khao Manee era um gato místico, que seus olhos tinham poderes e que ele era capaz de trazer alegria e boa sorte para dentro dos lares que viviam. Por isso, quando um exemplar da raça morria, havia uma prática de desenterrar o seu corpo logo após o velório, afinal, seus olhos eram místicos e não poderiam ficar embaixo da terra. 

Por que ter um Khao Manee em casa?


Para as pessoas que se encantam com uma beleza exótica esse gato chamará bastante atenção. Sua aparência é diferente e encantadora. Além disso, por toda sua vida foram animais domésticos, o que os confere características ideias para a convivência em família, como por exemplo a ótima interação com crianças. 

Se você é o tipo de pessoa que quer um animal de estimação para se distrair e ganhar muito amor, o Khao Manee é ideal. Ele ama as brincadeiras feitas junto com o dono, é muito apegado e amoroso, nunca foge de um carinho. 

Por que não ter um Khao Manee em casa?

Ter tempo para cuidar do animal e interagir com ele é um dos requisitos do Khao Manee. Por isso, se você é uma pessoa muito ocupada e que não tem muito tempo livre, não pense em ter um exemplar desse em casa. Caso esse gato se sinta insatisfeito ele vai vocalizar na tentativa de chamar atenção, o que pode ser bastante irritante. 

Por ser uma raça rara encontrar um para comprar, principalmente no Brasil, pode ser caro e difícil. Há muitos gatinhos que vivem na rua ou em abrigos esperando por um lar. 
Conheça outras raças de gatos