Os gatos são companheiros e pets muito divertidos
Humberto Arellano/Unsplash
Os gatos são companheiros e pets muito divertidos

Se por um lado os gatos são animais mal compreendidos e, por isso, sofrem discriminação e até maus tratos, por outro, há pessoas que amam os bichanos e os consideram como filhos e, em muitos casos, têm bem mais do que um pet da espécie em casa.

Uma boa prova disso é que existem diversas datas que visam celebrar e proteger a vida desses felinos, em alguns países há mais do que uma data comemorativa por ano, como nos Estados Unidos, por exemplo.

No Brasil não existe uma data oficial para isso, mas são celebradas ao menos três datas reconhecidas como “Dia Internacional do Gato”, que são 20 de fevereiro, 8 de agosto e 29 de outubro. Além dessas três datas internacionais, no dia 17 de fevereiro é comemorado na Europa o Dia Mundial do Gato.

Parece muito? Saiba que tem mais! Por isso, o Canal do Pet separou algumas datas que celebram a vida dos gatos e te conta um pouco sobre algumas delas. Anote na agenda e comemore com o seu gatinho de estimação.

O Dia Mundial do Gato

Celebrado no dia 17 de fevereiro, a data surgiu na Europa, graças à jornalista Claudia Angeletti, por meio de uma votação com leitores da revista Tuttogatto.

O Dia do Gato nos Estados Unidos

No dia 20 de fevereiro é celebrado o Dia do Gato, uma homenagem ao Socks [em tradução livre, "meias"], o gato de estimação do ex-presidente Bill Clinton. O pet era muito querido pelos americanos por aparecer fazendo “gatices” na Casa Branca, como subir na famosa mesa oval durante eventos de imprensa. O pet da família Clinton ficou tão famoso que precisaram pedir para que os fotógrafos deixassem o gatinho em paz.

Socks ficou com a saúde muito debilitada, devido a um câncer, e precisou ser sacrificado no dia 20 de fevereiro de 2009, poucos dias antes de completar 20 anos de idade. A data se encaixa no mesmo dia em que é celebrado o “Dia Nacional de Amar o Seu Pet”, voltada para todos os animais de estimação.

O Dia Nacional do Gato no Japão

No dia 22 de fevereiro é celebrado o dia dos gatos no Japão. A explicação para isso é que a pronuncia da data remeteria a "nyan nyan nyan" (som do miado dos gatos). A data foi estipulada após uma pesquisa entre tratadores em 1978.

O Dia Nacional do Gato na Rússia

Na Rússia, o dia dos gatos é celebrado no dia 1º de março, data que celebra os bichanos, domésticos ou de rua. Um gato chamado Aquiles ficou famoso em 2018 como o “Oráculo da Copa”.

(Continue a leitura logo abaixo)

Dia de Abraçar o Seu Gato

Nem todos os gatos gostam de abraços, mas muitos amam um aconchego
FreePik
Nem todos os gatos gostam de abraços, mas muitos amam um aconchego

No dia 4 de junho é celebrado o “Dia de Abraçar Seu Gato”, algo que todos os tutores de gatos defendem que deve ser todos os dias – e não há informações exatas do porquê dessa data. O mais curioso sobre esse dia é que nem todos os gatos realmente gostam de ser abraçados.

Dia Nacional do Gatinho

Em 10 de julho é celebrado o Dia Nacional do Gatinho (National Kitten Day), a data é de autoria da especialista em bem-estar e defensora dos animais, Colleen Paige. O objetivo é também incentivar a adoção de animais em abrigos e celebrar a vida dos bichanos.

Dia Internacional do Gato no Canadá

Existem várias datas diferentes em homenagem aos bichanos
Brandon Griggs/Unsplash
Existem várias datas diferentes em homenagem aos bichanos

A data canadense também é considerada o Dia Internacional do Gato, celebrado no dia 8 de agosto, desde 2002. A data veio graças às iniciativas da ONG International Fund for Animal Welfare (IFAW), visando promover campanhas contra maus tratos e incentivo à adoção responsável.

Dia Internacional do Gato

Nos Estados Unidos, também é celebrado o Dia do Gato em 29 de outubro, desde 2005. A data também é uma iniciativa de Colleen Paige, visando promover o bem-estar animal.

O Dia do Gato Preto

Os gatos prestos estão entre os mais carinhosos, segundo dizem alguns pesquisadores
Ergita Sela/Unsplash
Os gatos prestos estão entre os mais carinhosos, segundo dizem alguns pesquisadores

O dia 27 de outubro foi atribuído ao gato que mais sofre com discriminação pelo mundo, o gato preto, por serem menos adotados ao redor do mundo. A data fica próxima ao dia de Halloween (Dia das Bruxas), um dia não muito feliz para muitos gatos.

No Brasil também é celebrado o Dia do Gato Preto no dia 17 de agosto, data criada nos Estados Unidos, reconhecida como “Black Cat Appreciation Day”. A data visa conscientizar as pessoas e diminuir o preconceito sofrido por questões de superstição.

Dicas para quem está pensando em adotar um gato

O número de gatos nos lares brasileiros está a cada dia maior e, especialmente durante o isolamento social, muitas pessoas decidiram adotar um animal de estimação. Porém muitos vão pela emoção e, mesmo já tendo comprado tudo o que há de direito em relação a brinquedos, ração e utensílios para pets, é somente depois que o animal já está em casa que se dão conta de que não conseguem cuidar do pet como se deve e, por isso, devolvem o animal do abrigo pouco tempo depois.

  • Pense no seu estilo de vida: antes de adotar qualquer animal de estimação, é importante pensar se haverá tempo para dar atenção, brincar e suprir as necessidades do animal.
  • Pense bem antes de escolher: o mais indicado é que se faça algumas visitas aos abrigos antes de escolher o pet. Não é raro que aconteça o “amor à primeira vista”, mas para um tutor de primeira viagem, é sempre bom ter precaução. Lembrando que, muitas vezes, é o gato quem escolhe.
  • Passe algum tempo sozinho com o gato antes de leva-lo para casa. Os gatos são muito fofos, mas fazem bagunça, miam e brincam de um jeito próprio. Tenha a certeza de quem estará pronto para o estilo de vida felino.
  • Quando se mora com mais pessoas, todas precisam estar de acordo. Quando uma pessoa quer e a outra não, talvez seja melhor esperar até adotar um animal.
  • Tenha um local adequado. Além de comida, água e brinquedos, é importante ter um ambiente para que o gato possa ficar, especialmente durante os primeiros dias, quando ele ainda estará se adaptando ao novo lar. Os gatos gostam de explorar, então o ideal é deixar o pet à vontade, exceto em locais onde possa haver itens perigosos, como produtos de limpeza e plantas tóxicas, por exemplo.
  • Em caso de apartamentos, antes de levar o animal para casa, todas as janelas devem estar protegidas com tela para que não aconteça nenhum acidente.

Acompanhe o Canal do Pet também no Telegram . E, para garantir o melhor para o seu melhor amigo,  conheça todas as vantagens de ter um plano de saúde pet!

** Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, Renan Tafarel é apaixonado por pets e cultura pop. Escolheu o jornalismo por enxergar na profissão uma oportunidade abrangente de conhecer novas pessoas, culturas e histórias diversas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!