Animais perdidos ou abandonados podem estar assustados, tente uma aproximação tranquila
Pixabay/federicogabriel92
Animais perdidos ou abandonados podem estar assustados, tente uma aproximação tranquila

É muito comum encontramos cachorros pelas ruas precisando de ajuda, sejam eles animais abandonados, perdidos ou mesmo os que nunca tiveram um lar. Mas como fazer para ajuda-los, considerando que esses animais, muitas vezes, estão assustados e podem querer fugir ao menor sinal de contato humano, correndo o risco de sofrer algum acidente. Antes de tentar mexer com um animal em situação de rua, até mesmo para evitar possíveis mordidas, é necessário ganhar a confiança dele.

Para se aproximar de um cãozinho, caso ele esteja tranquilo e deixe que isso aconteça, é necessário prendê-lo com um método de contensão. Uma vez que o cão esteja seguro, é preciso verificar se não há alguma identificação, indicando que se trata de um animal que tenha dono. Embora no Brasil ainda não seja algo muito comum, procure uma clínica veterinária para checar se o animal não possui um microchip de identificação .

Animal na estrada

Caso o animal esteja em uma estrada, é preciso tomar cuidado para não por o animal e outras pessoas em perigo, evitando que ele corra para o meio do tráfego, podendo ser atropelado. Se certifique de que o animal esteja seguro e, uma vez fora da estrada, prossiga com os cuidados.

Um animal encontrado perdido, pode estar assustado por uma série de motivos, por isso é necessário tomar uma série de cuidados ao se aproximar do cachorro. Mantenha a calma e esteja sempre no mesmo nível da altura do animal – para que ele não se sinta ameaçado. Caso seja possível, tenha consigo algo que possa ser do agrado do pet, como um petisco, por exemplo.

Fale com ele em tom ameno e não olhe diretamente nos olhos e, então, o ofereça o petisco ou algum alimento que esteja disponível para ser oferecido.

Você viu?

O que fazer, caso o animal tente fugir 

Um animal perdido pode estar assustado, tome cuidado para que ele não corra em direção aos carros
Pixabay/harmonicafat
Um animal perdido pode estar assustado, tome cuidado para que ele não corra em direção aos carros

Quando encontramos um animal abandonado, provavelmente ele já passou por alguns traumas que o faz desconfiar de seres humanos, o que dificultará uma aproximação. Procure se assegurar de que o animal não terá uma rota de fuga, mas também tente uma aproximação que não pareça ameaçadora para ele. Ofereça comida e água e dê o tempo para que o pet se aproxime do alimento – certamente ele estará com fome.

Mesmo alimentado, a confiança de um cachorro traumatizado não será conquistada tão facilmente, repita esse processo por alguns dias. Com o hábito, o animal saberá que é alguém que ele pode confiar. Ao notar que o animal está habituado com a presença humana, tente uma aproximação. Evite uma aproximação abrupta, para não assustar o animal.

Para um animal de rua, que nunca utilizou uma coleira, talvez seja melhor evitar. Isso pode assustá-lo, fazendo com que tente fugir e se machuque. Caso não sinta seguro ou precise de ajuda, procure contato com alguma ONG ou abrigo de proteção animal . Além de terem equipes de resgate e saberem o que fazer, poderão ajudar a encontrar um lar seguro para o animal.

O cachorro na rua está exposto a perigos e o melhor é garantir o bem-estar do animal. O  adestrador comportamental André Almeida passa algumas orientações detalhadas de como agir no caso de encontrar um animal perdido ou em situação de rua. Confira o vídeo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!