Os gatos são companheiros carinhosos e fiéis para todos os momentos
Photo on Visual Hunt
Os gatos são companheiros carinhosos e fiéis para todos os momentos












Mudar de casa não é cansativo só para os humanos, mas também para os animais de estimação, principalmente os felinos. Por terem um temperamento mais forte, os gatos levam mais tempo para se adaptar ao novo lar e precisam de ajuda para se adaptarem. 

Você viu?


O veterinário Luiz Alberto Beig Imperador explica que os gatos mesclam o instinto felino independente e a adaptação doméstica, o que faz com que eles sejam animais rotineiros e não gostam de mudanças bruscas. 



“Assim, de maneira geral, estranham a mudança e podem levar algumas semanas para se adaptarem a um novo ambiente. Dessa forma, se houver dificuldades na adaptação dos gatinhos aos novos lares, não há razão para alarme, isso é comum e tende a melhorar com o tempo”, explica. 

Se já se passaram algumas semanas e seu gato não voltou a ser como era antes, Imperador diz que o animalzinho pode estar estressado e precisa de ajuda, pois não está se adaptando bem à mudança. 

Os clássicos sintomas de estresse em gatos são: necessidades fora da caixa, perda de apetite, alterações repentinas nos hábitos além de apatia.

Os gatos expressam o que está sentindo no comportamento
Banco de imagens/Pixabay
Os gatos expressam o que está sentindo no comportamento



Como deixar a nova casa mais agradável para eles?

Para que seu pet não fique tão estressado e se adapte melhor, mantenha alguns objetos antigos da casa e do felino. Esses animais têm um olfato muito aguçado e, por isso, é importante para eles terem alguns objetos com o cheirinho do antigo lar. 

“Manter os objetos antigos do felino, que possuam o cheiro dele como a cama, e outros objetos com que ele se identifique, como seu comedouro, sua caixa de areia, seus brinquedos e afins, é uma boa estratégia para que ele reconheça esse novo espaço como lar. O felino se sente seguro por ter um elemento de identificação e seguridade”, disserta o especialista. 

Outra dica que pode ajudar muito o seu gatinho na adaptação ao novo lar é o uso de feromônios. Sabe quando os felinos se “esfregam” em coisas ou pessoas? Eles fazem isso para liberar esse conjunto de substâncias que dão a "química" da atração sexual para marcar o cheiro. 

“Esses feromônios são muito importantes para identificação e comunicação com território e com as pessoas. Vale ressaltar que, mesmo que eles sejam importantes, os gatos também precisam de disciplina, ou seja, não podem fazer suas necessidades em qualquer lugar.”

Essas substâncias são facilmente encontradas em lojas especializadas em animais e o tutor pode espirrar pelo ambiente para ajudar a adaptação do gatinho à nova casa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!