O parque aquático SeaWorld em San Antonio, no Texas, Estados Unidos, ficou muito famoso pelas apresentações de animais marinhos, principalmente o show com baleias orca. Porém, morreu na segunda-feira (24) o último animal da espécie nascida em cativeiro.

Saiba mais:  Rottweiler salva a vida de garoto que estava tendo convulsão

 A baleia  orca Kyara tinha apenas três meses quando faleceu. A empresa afirmou em comunicado que o animal estava com infecção nos últimos três dias, provavelmente causada por uma pneumonia e vinha sendo tratado por profissionais. Porém, devido a saúde frágil, não resistiu. Mais exames serão feitos para detectar com maior precisão a causa do óbito.   

De acordo com a equipe do parque, Kyara já estava sofrendo problemas de saúde sérios e progressivos nos últimos tempos.  Eles reforçaram dizendo que infecções, como pneumonia, são algumas das causas mais comuns de doenças e mortes em orcas e golfinhos, seja entre os que vivem cativeiro ou na natureza.  

Morre a última baleia orca nascida em cativeiro no parque SeaWorld
Reprodução
Morre a última baleia orca nascida em cativeiro no parque SeaWorld


Com a morte de Kyara, o parque vai se dedicar mais aos cuidado dos outros animais em cativeiro, em especial Takara, a mãe de Kyara com 26 anos. A baleia foi separada do seu filhote por causa do tratamento. No inicio, demonstrou mudanças de comportamento, mas no momento já retornou ao normal. Por enquanto nenhum outro animal demonstrou sinais de doenças, mas eles vão continuar sendo monitorados.

Mais:  Homem engana turistas com filhote de Chow Chow pintado de panda

Por conta de denúncias de ativistas pelos direitos do animais, a reprodução de orcas em cativeiro foi encerrado em 2015. Desde o começo do programa, na década de 1980, cerca de 40 baleias morrem no parque, a maioria delas antes de completar 10 anos, sendo que a expectativa de vida de exemplares selvagens é entre 60 e 90 anos.  

Coincidentemente, a morte de Kyara ocorreu no mesmo dia em que um grupo da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), organização contra maus-tratos a animais, fez um protesto dentro do SeaWorld, liderado pelo ator James Cromwell.

Leia mais:  Foto de gato com mancha de gatinho no focinho viraliza na web

Atualmente, com a morte da baleia Kyara, o SeaWorld passa a ter 22 orcas no total. Elas estão espalhadas por três parque aquáticos no EUA. A mais nova é Amaya, nascida em dezembro de 2014. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!