Além do Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro também homenageia São Francisco de Assis, considerado o protetor dos animais pela Igreja Católica

No dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais, que hoje são vistos e tratados como membros da família. Mas nem sempre foi assim. A relação estabelecida entre o homem e os animais vêm desde a pré-história e foi retratada nas pinturas rupestres. Com o passar do tempo o homem deixou de ser nômade e deu início a domesticação desses animais . Essa relação foi sofrendo modificações e o que se vê hoje em dia é algo bem diferente, eles deixaram de ter importância principal como ferramentas de trabalho e passaram a representar amizade e companheirismo.

O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro
shutterstock
O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro

Dessa forma, a importância deles na vida das pessoas só aumentou. Para comemorar o Dia Mundial dos Animais fizemos uma lista que mostra como os animais (domésticos ou não) influenciam e são importantes no dia a dia dos humanos e porque eles precisam ter uma atenção ainda maior. 

Amizade e companheirismo

Não importa a raça ou a espécie, os animais são conhecidos por demonstrarem muito gratidão e amor para seus donos. Cachorros latem e fazem festa quando os tutores chegam em casa depois de um longo dia, gatos brincam e fazem palhaçadas que arrancam um sorriso de qualquer mal humor, mini porcos, passarinhos e até ursos completam a vida das pessoas que cuidam deles como se fossem filhos

Todos os animais são capazes de demonstrar muito amor e companheirismo
Reprodução YouTube
Todos os animais são capazes de demonstrar muito amor e companheirismo


Tratamento de doenças

Todas as características comportamentais dos animais são muito importantes para alguns tratamentos. Terapias feitas com crianças em tratamento garantem uma melhora na saúde física (habilidades motoras e equilíbrio) e mental (fala, atenção, autoestima, ansiedade). Além disso, muitos médicos indicam a aquisição de um animal de estimação para uma pessoa que sofre com depressão. 

A interação da criança com os animais é muito importante para o desenvolvimento
shutterstock
A interação da criança com os animais é muito importante para o desenvolvimento

Educação de crianças

A convivência com animais desde a infância ajuda, e muito, no desenvolvimento das crianças. O senso de responsabilidade e cuidado passa a ser desenvolvido desde cedo. Vocabulário, memória, conhecimentos e interação com outras pessoas são favorecidos. Há também um aumento na prática de atividades físicas.  

Trabalho

Os animais ainda são utilizados por muitos como meios de transporte, é o exemplo do cavalo. Ajudam no trabalho de segurança, é o exemplo dos cachorros policiais treinados para o faro ou para o ataque. Trabalham também no apoio a pessoas com necessidades especiais, é o exemplo dos cães guias para cegos. 

Alimentação

Sem os animais a alimentação dos seres humanos estaria muito defasada. As vacas produzem leite, os morcegos fazem um trabalho de polinização incrível, graças a eles existe uma variedade enorme de frutas e vegetais, as abelhas produzem o mel e o própolis e também ajudam na proliferação de muitas plantas. 

Após saber de algumas das importâncias dos animais fica clara a importância deles na vida das pessoas. Não se pode imaginar um mundo sem eles. Mas, mesmo assim ainda são vistos milhares de casos de abandono, caça, contrabando e maus tratos com esses bichos. Um dos papéis do Dia Mundial dos Animais é conscientização das pessoas em relação a tudo isso. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.